terça-feira, 2 de junho de 2009

Câmbio - Dólar Americano ( US$ ) x Real ( R$ )

Dólar.............................Compra Venda Hora Var.%
Dolar Comercial - Corretora....1,951 1,953 1/6/2009 -0,86
Dolar Paralelo SP.................2,150 2,300 1/6/2009 0,00
Dolar Turismo SP.................1,850 2,040 1/6/2009 -2,85
Dolar Ptax - BACEN...............1,972 1,973 1/6/2009 -2,05

Príncipe de Orleans esteve no Rio para visitar a família


O príncipe D. Pedro Luís de Orleans e Bragança, o quarto na linha sucessória da família imperial brasileira, tem 26 anos e vive em Luxemburgo. Ele esteve no Brasil para visitar a família em Petrópolis (RJ) e embarcou no vôo AF 447 da Air France, que desapareceu entre o Rio de Janeiro e Paris nesta segunda-feira.

De acordo com a Casa Imperial do Brasil, D. Pedro era hóspede do palácio Grão-Ducal, em Luxemburgo. Formado em economia e administração de empresas, ele estagiava no país europeu.

Filho do príncipe D. Antônio Orleans e Bragança e da princesa Cristina Ligne de Orleans e Bragança, D. Pedro Luís é irmão de Rafael e Amélia de Orleans e Bragança.

O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Funcionária com gripe suína causa fechamento de creche em SP

Uma creche da cidade de Campinas, no Interior de São Paulo, teve as atividades suspensas após a confirmação de que uma de suas funcionárias teve a confirmação de infecção pelo vírus Influenza A (h1n1), que causa a gripe suína.Com este, o número de casos confirmados da doença no Brasil chega a 21.

Segundo o Ministério da Saúde, a paciente teve contato com outra pessoa que também teve a confirmação da doença. Ela está internada e passa bem, segundo o ministério.

A paciente trabalha em uma creche que atende a 30 crianças. Todas as crianças e funcionários da creche, bem como seus contatos próximos, estão sendo monitorados pelas autoridades de saúde estaduais e municipais. A creche ficará fechada por dez dias, período de manifestação dos sintomas da doença.

O ministério também informou que subiu para 21 o número de casos suspeitos de gripe suína no Brasl. Eles foram registrados nos Estados de São Paulo (cinco), Distrito Federal (três), Minas Gerais (três), Rio de Janeiro (três), Rio Grande do Norte (três), Bahia (um), Goiás (um), Rondônia (um) e Santa Catarina (um).


Dentre eles, seis são de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos com vínculos com pacientes procedentes do Exterior. Desse modo, o ministério considera que a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade do contágio de pessoa a pessoa.

Além disso, segundo nota divulgada pelo ministério, 25 pessoas são monitoradas em nove Estados. Outros 369 casos foram descartados até o momento.

Coréia do Sul posiciona navio com mísseis no Mar Ocidental

A Coréia do Sul posicionou nesta terça-feira seu primeiro navio de alta velocidade equipado com mísseis para reforçar sua capacidade de defesa naval na fronteira marítima do Mar Ocidental (Mar Amarelo) com a Coréia do Norte, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O desdobramento da embarcação acontece em um momento especial da escalada da tensão no Mar Ocidental, após a Coréia do Norte afirmar na semana passada que não se considera ligada ao armistício em vigor desde 1953 entre as duas nações.

Pyongyang, que também ameaçou perpetrar um possível choque militar com a Coréia do Sul, considera que a linha de demarcação marítima entre os dois países deveria estar situada mais ao sul.

As duas Coréias protagonizaram conflitos armados no Mar Ocidental (Mar Amarelo) em 1999 e em 2002, que deixaram dúzias de mortos nos dois lados. O navio desdobrado por Seul está equipado com mísseis capazes de atingir alvos em um máximo de 140 km de distância, e tem um canhão de 40 milímetros capaz de disparar até 600 balas por minuto, segundo um comunicado da Marinha sul-coreana.

GM acerta acordo preliminar para venda da Hummer

A General Motors (GM) anunciou nesta terça-feira que fechou acordo preliminar para a venda da marca de utilitários esportivos Hummer. A montadora não divulgou o nome do comprador nem os termos propostos.

A GM afirma que acordo vai assegurar mais de 3 mil empregos nos Estados Unidos. A venda deve ser concluída ao final do terceiro trimestre deste ano.

O acordo também inclui planos pelo investidor de financiar agressivamente futuros programas de produtos da Hummer.

A montadora, que na segunda-feira recorreu à lei de proteção à falência, anunciou que a Hummer não faz parte de seus planos futuros, que incluem um carro compacto e o estudo de tecnologias para energia limpa.

Obama oferece ajuda nas investigações sobre avião desaparecido

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu ajuda nas investigações sobre o avião da Air France que desapareceu nessa segunda-feira quando fazia uma viagem do Rio de Janeiro até Paris. "os Estados Unidos oferecerão toda a assistência necessária para saber o que aconteceu", disse.

"Nosso coração está partido por esta notícia, mesmo que não saibamos exatamente o que ocorreu. (...) Cada vez que ocorre uma catástrofe aérea, todos ficamos concernidos", afirmou. Ele preferiu não comentar muito sobre o assunto.

Ontem, os Estados Unidos enviaram um avião militar e uma equipe de salvamento à zona onde a aeronave da companhia francesa pode ter caído. Na manhã desta terça-feira, dois aviões militares franceses retomaram os trabalhos de busca a partir de Dacar, segundo explicações do Estado-Maior do Exército francês.

Um dos aparelhos examinaria a costa do Senegal, onde um piloto brasileiro disse ter avistado o que poderiam ser restos de uma aeronave acidentada. O segundo avião sobrevoará uma área do Atlântico mais próxima ao litoral do Brasil.

Busca em área indicada pela TAM não encontra Airbus, diz FAB


Buscas realizadas por um navio mercante em uma área onde uma tripulação da TAM afirmou ter visto "focos luminosos" não encontraram indícios do Airbus que fazia o vôo AF 447 da Air France, desaparecido no domingo quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, informou a Força Aérea Brasileira (FAB). "O navio mercante Douce France realizou padrão de busca 'quadrado crescente' na área reportada pelo avião da TAM, sem identificar qualquer vestígio do vôo AF 447", afirmou a Força Aérea em nota na madrugada desta terça-feira.

Mais cedo, a FAB e a TAM informaram que tripulantes de um avião da companhia que chegou ao País na segunda-feira avistaram "focos luminosos em alto mar" na rota entre a Europa e o Brasil, quando iam no sentido inverso do da aeronave da Air France que desapareceu com 228 pessoas a bordo.

Segundo a FAB, as autoridades brasileiras repassaram as informações dadas pela tripulação da TAM aos órgãos de busca senegaleses, já que esses "focos" teriam sido avistados em área de espaço aéreo de Dacar, a cerca de 1,3 mil km de Fernando de Noronha (PE).

A notícia sobre os focos luminosos foi dada no início da noite pelo presidente em exercício José Alencar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, onde ele foi prestar solidariedade a familiares das pessoas que estavam a bordo do vôo AF 447. Alencar afirmou ter ido ao Galeão a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial a El Salvador onde acompanhou a posse de Mauricio Funes como presidente daquele país. A programação de Lula inclui ainda visitas a Guatemala e Costa Rica.

"Ele (Lula) falou que seu eu não pudesse vir (ao Galeão), ele voltaria (de viagem)", disse Alencar, que recentemente retornou de uma viagem dos Estados Unidos onde passou por um tratamento de um câncer. "Ele vai prosseguir em viagem para cumprir compromissos importantes para o nosso país", acrescentou.

Segundo informações da Air France, 58 brasileiros estavam a bordo do vôo AF 447.