quarta-feira, 1 de abril de 2009

Câmbio - Dólar Americano ( US$ ) x Real ( R$ )

Dólar.............................Compra Venda Hora Var.%
Dolar Comercial - Corretora....2,316 2,318 16:50 -0,60
Dolar Paralelo SP.................2,300 2,500 15:49 0,00
Dolar Turismo SP.................2,190 2,430 15:49 -1,61
Dolar Ptax - BACEN...............2,329 2,330 18:49 +2,42

Caixas de som para iPod e notebook inovam no design


Especializada na produção de caixas de som para multimídia, a Edifier está lançando dois modelos que aliam design inovador à qualidade sonora, um desenvolvido para produtos Apple e outro para notebooks.

O modelo IF330 Plus, para produtos Apple, tem dois alto-falantes que reproduzem frequências alta e médias e a tecnologia Natural Bass, que reproduz graves profundos. É equipado com saída de vídeo e entrada para conectar outras fontes de áudio, como players de MP3, computadores e rádios. Tem controle remoto e um case prático, ideal para o transporte ou viagens. Além de funcionar com pilhas AA, recarrega a bateria de iPods e até do iPhone 3G, segundo a fabricante.

O modelo MP300 é portátil mas tem qualidade de som e pode ser usado em notebooks. A caixa vem equipada com subwoofer que garante um "baixo detalhado" e satélites para um som limpo e sem chiados. Também tem um case para ser transportado.

Já o modelo MP300, apesar de ser portátil, não abre mão da qualidade de som e pode ser usado inclusive em notebook. A caixa já vem equipada com um exclusivo subwoofer de alumínio para um baixo detalhado, além de satélites que proporcionam sons limpos e sem chiados. Sem contar seu designer diferenciado e case para transporte.

As novidades têm preço de $ 430 (IF330 Plus) e $ 360 (MP300).

MEC apresenta novo modelo de vestibular para federais

O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou nesta terça-feira, em Brasília (DF), o novo modelo de ingresso às universidades federais do País que prevê a utilização do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta, que pretende substituir os atuais vestibulares por uma avaliação única, foi encaminhada à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). As informações são do site do Ministério da Educação (MEC).

A unificação do processo seletivo a partir da reestruturação do Enem tem o objetivo de estimular a capacidade crítica dos estudantes e a conseqüente reorientação dos currículos do ensino médio.

De acordo com o ministro, entre as vantagens do novo modelo estão a possibilidade de descentralizar os exames seletivos, democratizar o acesso às universidades, aumentar a mobilidade estudantil e reorientar o currículo do ensino médio para que o aluno passe a compreender e analisar mais profundamente o conteúdo estudado.

O ministro adiantou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem condições de reformular o Enem ainda este ano. Na próxima terça-feira, os dirigentes universitários devem se manifestar sobre o assunto. As instituições de ensino superior privadas e estaduais também podem aderir ao sistema.

Nova prova
A proposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é reformular o Enem para que o exame seja comparável no tempo, abrangendo todo o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além da redação.

Os estudantes poderão concorrer com a nota de uma única prova em processos seletivos de instituições diferentes, inclusive, em anos diferentes, porque o teste poderá ser comparado ao longo do tempo.

Morre ex-presidente argentino Raúl Alfonsín


O ex-presidente argentino Raúl Alfonsín, símbolo do retorno do país à democracia após uma violenta ditadura militar, morreu nesta terça-feira aos 82 anos em sua casa em Buenos Aires, vítima de um câncer no pulmão, informou um dos médicos que o atendeu.

Advogado de profissão, Alfonsín governou a Argentina entre 1983 e 1989, período conturbado pelos ressentimentos causados por uma ditadura que perseguiu e matou milhares de dissidentes durante os sete anos que esteve no poder.

O ex-presidente e líder da União Cívica Radical, um partido de centro, liderou o histórico julgamento da Junta Militar em 1985, que acabou com a prisão da cúpula da ditadura.

Mas pouco depois, em meio a fortes pressões políticas e de sucessivas tentativas de golpe de Estado, foram promulgadas leis de anistia que permitiram a centenas de militares de baixo escalão evitar a Justiça.

O governo de Alfonsín terminou prematuramente em meio a uma forte crise econômica e violentas greves de sindicatos, majoritariamente de oposição.

Grupo Silvio Santos anuncia interesse em comprar Ponto Frio

O Grupo Silvio Santos manifestou nesta terça-feira o interesse em comprar a rede varejista de móveis e eletrodomésticos Ponto Frio, que comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a intenção de venda da rede de 445 lojas espalhadas pelo País.

Segundo o presidente do Grupo Silvio Santos, Luiz Sebastião Sandoval, o negócio vem de encontro à nova realidade do Baú Crediário, que tem o propósito de se tornar uma das maiores redes de varejo do mercado.

"Estamos em uma crescente e esta compra significaria um passo importante para ganharmos tempo. O Baú Crediário está tendo uma aceitação excepcional no mercado e temos de aproveitar as oportunidades", diz Sandoval em comunicado.

Para Sandoval, a possível compra da rede Ponto Frio é um passo importante e vem em boa hora. "Conseguiremos avançar alguns anos o nosso planejamento. Anteciparíamos em muito o nosso projeto de cinco anos", completa.

Lily Safra, viúva do bilionário banqueiro Edmond Safra e acionista majoritária da rede, já tentou negociar as lojas há dois anos.

A iniciativa do Ponto Frio foi retomada, agora, diante das dificuldades de sucessão do negócio. O banco Goldman Sachs foi contratado para efetuar a venda. Em dezembro de 2007, a empresa anunciou plano de venda, mas desistiu com o preço das ações em queda. Antes, efetuou uma reestruturação para reduzir diretorias da administração.

Philip Morris aceita alta de impostos, mas quer revisão do IPI

A empresa de tabaco Philip Morris Brasil informou que não se opõe ao aumento do imposto sobre cigarros anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Acreditamos, no entanto, que o governo deve aproveitar a oportunidade para também implementar uma reforma completa e já amplamente discutida do sistema atual de tributação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre o cigarro", diz um comunicado.

Segundo a empresa, a reforma deve garantir que todos os fabricantes e produtos no mercado sejam taxados igualmente, sem qualquer distinção baseada em características como a embalagem. De acordo com a Philip Morris, a maioria dos países tributa os cigarros com uma mesma alíquota e usa uma combinação do sistema 'ad valorem' com um valor fixo por carteira.

"Nenhuma das mais avançadas regulações fiscais aplica alíquotas ou valores diferentes baseados na modalidade de embalagem do produto, tal como ocorre no Brasil. Enquanto acreditamos que o governo deva decidir a melhor maneira de alterar a tributação do cigarro, esperamos que essas observações sejam consideradas pelas autoridades brasileiras, ao implementar tais alterações', conclui o documento.

Obama decide que concordata é o melhor para GM

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou que uma concordata é a melhor maneira da General Motors se reestruturar e tornar-se uma montadora competitiva, afirmou o serviço de informações financeiras Bloomberg, citando pessoas familiarizadas com a questão.

Obama também está preparado para deixar que a Chrysler peça concordata e seja vendida em fragmentos, caso a terceira maior montadora dos EUA não consiga formar uma aliança com a italiana Fiat, afirmou a Bloomberg, citando membros do Congresso, que foram informados sobre o tema, e outras duas pessoas familiarizadas com as decisões do governo.

Na segunda-feira Obama deu 60 dias para a GM propor profundos cortes de custos e redução de dívidas, maiores do que a montadora propôs em plano de viabilidade entregue no mês passado.

Mas uma concordata "rápida e cirúrgica", que o governo Obama descreveu como uma opção, parece ser inevitável, de acordo com as pessoas próximas à questão, segundo informações da Bloomberg.