segunda-feira, 22 de junho de 2009

Câmbio - Dólar Americano ( US$ ) x Real ( R$ )

Dólar.............................Compra Venda Hora Var.%
Dolar Comercial - Corretora....1,971 1,973 19/6/2009 0,00
Dolar Paralelo SP.................1,870 2,100 19/6/2009 -0,47
Dolar Turismo SP.................1,870 2,090 19/6/2009 -0,47
Dolar Ptax - BACEN...............1,970 1,971 19/6/2009 -0,37

Estudo indica que chá verde pode reduzir câncer de próstata

O consumo de chá verde pode reduzir o avanço do câncer de próstata, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira pela revista científica Cancer Prevention Research. De acordo com os cientistas do Centro Oncológico Feist-Weiller, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, o efeito do chá verde foi demonstrado na redução dos marcadores que indicam o avanço da doença.

"O agente usado nos testes, o polifenol, pode ter o potencial de reduzir a incidência e o avanço do câncer de próstata", disse James Cardelli, professor de pesquisas do Centro Oncológico. Depois da água, o chá preto ou verde é a bebida mais consumida no mundo. Vários estudos sugeriram que seus polifenóis antioxidantes poderiam reduzir o avanço não só do câncer de próstata, mas também de intestino, de esôfago e o de pele.

Essas mesmas pesquisas assinalaram que o chá também contribui para prevenir a formação de coágulos e para reduzir os níveis de colesterol. O estudo analisou 26 homens, de 41 a 72 anos, diagnosticados com o câncer e que iam ser submetidos a uma prostectomia radical. Antes da intervenção cirúrgica, os pacientes consumiram quatro cápsulas de polifenol, equivalentes a 12 xícaras de chá verde concentrado.

Os resultados mostraram uma grande redução dos marcadores. Em alguns, essa redução foi superior a 30%, indicou o estudo. "Estes estudos são só o começo e ainda há muito a fazer", disse Cardelli. O cientista acrescentou que, no entanto, sua pesquisa pôde demonstrar que "o uso do polifenol do chá deveria ser mais explorado, sozinho ou combinado com outras substâncias usadas no tratamento do câncer, para evitar sua aparição ou recaída".

Site vende fita em que atriz de 'Gossip Girl' aparece fazendo sexo


A atriz Leightn Meester, 23 anos, protagoniza um escândalo sexual nos Estados Unidos. Uma fita em que ela supostamente aparece fazendo sexo com o namorado está sendo vendida em diversos sex shops do país.

A caixa do DVD anuncia que a estrela do seriado Gossip Girl aparece em variados atos sexuais.

Em declaração, Leighton se defendeu dizendo que não era ela nas imagens, mas o site Celeb Hotline garante que se trata da atriz.

Nos Estados Unidos, não há uma lei específica que possa impedir a venda de tais imagens na mídia. Por conta disso, a socialite Paris Hilton se envolveu num escândalo semelhante há alguns anos atrás, quando seu ex-namorado resolveu comercializar um vídeo em que eles aparecem fazendo sexo.

PF identifica 11 corpos de vítimas do voo 447; 10 são brasileiros

A Polícia Federal e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informaram neste domingo que 11 dos 49 corpos das vítimas do acidente com o vôo AF447 da Air France que estão em Recife já foram identificados. Segundo a nota encaminhada à imprensa, são 10 brasileiros - cinco mulheres e cinco homens - e um estrangeiro - do sexo masculino.

A nota afirma que os familiares dos brasileiros identificados foram comunicados individualmente nesta sexta-feira e no sábado, por meio de visitas de agentes da Polícia Federal. O comunicado à família da vítima estrangeira foi realizada diretamente pela embaixada do seu país - mantido em sigilo pela PF.

De acordo com a Polícia Federal, as identidades dos primeiros 11 passageiros identificados serão mantidas em sigilo, a pedido de seus familiares. "Em respeito ao compromisso estabelecido pela Força-Tarefa, as famílias foram as primeiras a serem comunicadas e externaram o desejo de que os nomes não fossem divulgados", afirma a nota.

Realizado conforme normas internacionais, o trabalho de identificação leva em consideração informações como pertences das vítimas, tatuagens, características físicas, impressões digitais, alinhamento dos dentes, exames de DNA, entre outros. As 11 primeiras identificações foram confirmadas pela análise das impressões digitais e da arcada dentáriam, segundo a PF.

Terminada a etapa de identificação, os corpos são liberados para os familiares para o processo de translado, de responsabilidade da empresa aérea. O processo de reconhecimento dos outros corpos resgatados até o momento continua, sem previsão de término. De acordo com a Polícia Federal e a secretaria de Defesa Social de Recife, o número de extrangeiros identificados é menor devido à a carência de informações necessárias ao trabalho dos peritos.

O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Brasil tem mais 35 casos de gripe suína; total chega a 215

Subiu de 180 para 215 o número de casos de gripe suína no Brasil, após a confirmação de mais 35 infectados. Os suspeitos passaram de 184 para 221, segundo o último balanço do Ministério da Saúde. Os casos descartados do vírus Influenza A (H1N1) somam 560.

O Estado de Alagoas teve seu primeiro caso de gripe suína confirmado neste domingo. O mais afetado continua sendo São Paulo que, de ontem para hoje, o número de pessoas contaminadas no Estado aumentou de 80 para 95.

O Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais registraram quatro novos casos cada. Em Santa Catarina foram confirmadas mais três contaminações. Paraná, Mato Grosso, Espírito Santo e Distrito Federal têm um novo caso cada. Todos apresentam quadro clínico moderado e passam bem.

Apesar do constante aumento de casos, o Ministério da Saúde considera que a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de transmissão sustentada da gripe suína de pessoa para pessoa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 51.095 pessoas já contraíram o novo vírus em 93 países, com 230 mortes.

Na BA, cadeia treina presos para fugir em emergências


Uma cadeia onde os presos precisam ser treinados para fugir rápido em caso de emergência. Pode parecer uma situação impossível, mas existe na Bahia, mais especificamente no Presídio de Simões Filho, a cerca de 30 km da capital, Salvador. O presídio fica entre os municípios de Simões Filho e Camaçari, uma área entrecortada por dutos de produtos químicos do Pólo Petroquímico de Camaçari.

Quando foi construído, em 2002, já provocava a preocupação de políticos do PT, hoje no governo estadual, da própria Petrobras, que se colocou contrária à construção, e de representantes, na época, do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) - órgão que apresentou um estudo realizado por uma empresa de análise de risco.

Esse estudo indicou que as áreas compreendidas em uma distância dos dutos de até 733 m eram "vulneráveis" ou "passíveis de serem atingidas por nuvens de produtos tóxicos ou inflamáveis, no caso de emergências na duto via". Em caso de emergência, a orientação do estudo é que a área tem que ser evacuada em, no máximo, 10 minutos.

O presídio situa-se nessa área, a uma distância de 400 m dos dutos. Hoje abriga uma população carcerária de cerca de 250 presos. Ficou pronto sob protestos da comunidade quilombola vizinha de Pitanga dos Palmares, que também reclama que a unidade está sobre terras reconhecidamente pertencentes a remanescentes de quilombos.

Em 2006, o governo da Bahia foi para as mãos do PT, partido que até hoje abriga os políticos que levantaram a bandeira contra a construção da unidade. No entanto, o presídio continua funcionando. "Não dá para concordar com a construção de um presídio nessas condições, mas não temos como abrir mão das vagas de Simões Filho", ressaltou o novo secretário estadual de Justiça, Nelson Pellegrino, que alega ter um déficit de oito mil vagas no sistema penitenciário baiano, contanto com os cerca de seis mil presos que estão vivendo nas carceragens de delegacias.

A solução encontrada para manter o funcionamento da unidade ficou registrada na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta apresentado pelo Ministério Público da Bahia. O Estado se comprometeu em garantir que, em caso de emergência, todas as portas dos presídios serão abertas eletronicamente. Além disso, os presos precisam receber, quando chegam, orientações sobre a rota de fuga que deve ser seguida em direção a um represa próxima.

A Associação de Familiares, Amigos e Amigas de Presidiários (Asfap) da Bahia, uma entidade criada com o objetivo de defender o direito dos presidiários, não abre mão de que o presídio seja desativado. "O secretário demonstrou disposição para dialogar e nós queremos contribuir para esse processo. O secretário nos chamou para conversar, mas para Simões Filho não há outra solução a não ser demolir o presídio", destacou Hamilton Borges, integrante do grupo, que desenvolvia o projeto Cultura Intramuros. Ele informou ainda que estão há um ano sem poder entrar nos presídios.

A chefe da Defensoria Pública da Bahia, Tereza Cristina Almeida Ferreira, admitiu que a assinatura de um papel não resolve o problema da falta de segurança da unidade. "A gente tem que pensar melhor no que estamos assinando para não darmos risada de nós mesmos", disse a defensora.

O deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) disse que pediu uma audiência com o secretário Nelson Pellegrino, seu colega de partido, para tratar do assunto. "Esse caso é mal resolvido e não dá pra ficar dessa forma. Já é reconhecido que o presídio foi construído em uma área quilombola e a comunidade passou a ter uma série de problemas desde então. Além disso, há o problema ambiental, pois o esgoto do presídio é jogado na barragem, poluindo a água", destacou.

De acordo com o superintendente de Presídios da Bahia, Isidoro Orge Rodriguez, quando chegam à unidade, os presos assistem a um vídeo com as instruções de fuga, o mesmo que, segundo o superintendente, é veiculado para a população quilombola que mora ao redor da unidade. Além disso, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia é obrigada a manter placas indicando a rota de fuga fixadas nas ruas em volta da unidade.

No dia em que a Agência Brasil visitou Pitanga dos Palmares não havia a indicação pelas ruas. Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, líder quilombola, disse que as placas haviam sido retiradas há cerca de um mês, mas que tinha uma delas em sua casa, localizada a 100 m do presídio. "É nossa obrigação manter as placas nos locais indicados. Estou sabendo agora que foram retiradas e vou mandar providenciar imediatamente", disse o superintendente.

O presídio destina-se exclusivamente a presos do regime semiaberto. Os que têm emprego podem sair durante o dia, mas à noite eles dormem com as celas trancadas, o que pode causar a morte caso o sistema eletrônico não funcione. E não são raros os casos na Bahia. Na Unidade Especial Disciplinar (UED), no Complexo da Mata Escura, em Salvador, o sistema de abertura e travamento das portas apresenta problemas há cerca de um ano por falta de manutenção. Das 108 celas, 45 precisam ser abertas manualmente.

No entanto, o superintendente garantiu que as normas de seguranças estão sendo observadas. "No presídio Simões Filho, caso uma cela apresente problemas, ela não é utilizada", informou.

Moussavi pede mais protestos no Irã; tiros são ouvidos

O líder da oposição no Irã Mir Hossein Moussavi pediu a seus partidários no domingo para continuar os protestos sobre a contestada eleição presidencial, em um desafio direto à liderança da República Islâmica. Helicópteros sobrevoavam Teerã e tiros podiam ser ouvidos no norte da capital, um reduto do ex-primeiro ministro reformista Moussavi.

"Protestar contra mentiras e fraude (nas eleições) é um direito seu (iraniano)", disse ele em um comunicado em seu website. "Em seus protestos, continuem a mostrar comedimento. Eu espero que as forças armadas evitem danos irreversíveis", ele adicionou.

Muitos manifestantes burlaram a censura e filmaram os protestos deste fim de semana em Teerã. As imagens mostram correria e pessoas baleadas em vários pontos da cidade onde houve confrontos.

Ao menos 10 pessoas foram mortas na repressão aos protestos no sábado. Moussavi disse que as mortes e as detenções em massa de seus partidários iriam criar uma divisão entre a sociedade e as forças armadas do país.

Os comentários de Moussavi vieram após clérigos pró-reforma intensificarem as críticas às autoridades do Irã após mais de uma semana de protestos sem precedentes no país contra seus líderes. A contestada eleição de 12 de junho, que reelegeu o presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad, gerou as manifestações mais violentas desde a Revolução Islâmica que derrubou o governo apoiado pelos Estados Unidos em 1979.

As autoridades chamaram os manifestantes de "terroristas", uma indicação de sua determinação em reprimir os protestos. Nos distritos pró-Moussavi no nordeste de Teerã, os simpatizantes entoavam palavras de ordem de cima dos telhados dos prédios e casas, uma tática usada em 1979.

"Eu ouvi disparos repetidamente enquanto as pessoas entoavam Allahu Akbar (Deus é grande) na região de Niavaran", disse uma testemunha, que pediu para não ser identificada. Outras testemunhas afirmaram ter ouvido tiros no distrito de Zaferaniyeh, no norte da capital. Não havia relatos de mortos até o momento.