sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Funcionários estão ‘cansados’ de e-mail


Uma pesquisa feita com 1.200 pessoas que trabalham em escritórios descobriu que muitas estão ‘cansadas’ de tantos emails.

Segundo uma pesquisa feita pela agência de recrutamento britânica Office Angels um em cada dez acreditavam que suas relações de trabalho sofreram por causa de falta de “contato face-a-face” direto com colegas e clientes.

Um quarto admitiu que levava muito tempo lendo e escrevendo emails e 15% disse que os emails os distraíam, dificultando a concentração no trabalho.

A empresa sugeriu um dia do “email face-a-face” ou “facemail”, em que os trabalhadores tentam interagir com clientes e colegas diretamente.

Segundo a empresa o facemail é uma ótima desculpa para que os empregados marquem reuniões com alguns daqueles clientes que não vêem há tempos ou para que demonstrem suas excelentes qualidades em serviços ao cliente.

Laptop de 10 dólares da Índia (que custa U$ 20) será revelado


O laptop da Índia que tem 2Gb de RAM supostamente será revelado. Ele é feito de de papel, uma embalagem de desodorante Avanço vazia, garrafas PET de Guaraná Jesus, gnomos e sangue de unicórnio.

Na realidade este é um projeto que foi anunciado três anos atrás e é uma resposta ao notebook de U$100 dólares (que na realidade custa U$200) criado por alunos do MIT dos EUA, que trata-se do projeto OLPC (um notebook por criança).

Ambos os projetos de notebooks de baixo custo tem o objetivo de aumentar os níveis de aducação e inclusão digital da população ao fornecer um notebook barato como o laptop indiano de dez dólares para alunos e professores.

Como eles conseguiriam atingir um custo tão baixo sem ter uma máquina do tempo para comprar matéria prima a custos irrisórios é uma tarefa para a sua imaginação.

Câmbio - Dólar Americano ( US$ ) x Real ( R$ )

Dólar..............................Compra Venda Hora Var.%
Dolar Comercial - Corretora....2,286 2,288 17:04 -0,86
Dolar Paralelo SP.................2,250 2,450 15:56 0,00
Dolar Turismo SP.................2,180 2,420 15:56 +1,25
Dolar Ptax - BACEN...............2,299 2,299 18:51 -0,64

Anúncios inteligentes examinam o consumidor


Assista a um anúncio em um telão no shopping, na academia ou no mercado e haverá uma chance - pequena, embora crescente - de que o anúncio também esteja olhando para você. Pequenas câmeras agora podem ser embutidas na tela ou escondidas em volta dela, monitorando quem olha para ela e por quanto tempo.

Os fabricantes dos sistemas de monitoramento dizem que o software pode determinar o sexo, a idade aproximada e, em alguns casos, a etnia da pessoa - e trocar os anúncios de acordo com isso. Isso poderia significar anúncios de lâminas de barbear para homens, de cosméticos para mulheres e de videogames para crianças.

E mesmo se os anúncios não mudarem com base em qual pessoa está olhando, a habilidade da tecnologia de determinar o perfil do observador é um trunfo para anunciantes que desejam saber com que efetividade estão alcançando seu público alvo.

Embora a tecnologia ainda tenha uso limitado, analistas do setor publicitário dizem que ela está finalmente fazendo jus às suas expectativas. Os fabricantes dizem que seus sistemas podem determinar corretamente o sexo das pessoas em 85% a 90% dos casos, enquanto a precisão para outras características continua sendo refinada.

O conceito lembra o filme de ficção científica Minority Report, no qual o personagem de Tom Cruise entra em um shopping e encontra scanners de retina que o identificam e mostram anúncios personalizados que o cumprimentam pelo nome.

Mas essa tecnologia não vai tão longe. Ela não identifica as pessoas individualmente - simplesmente as categoriza pela aparência exterior. Assim, uma tela de vídeo mostra um anúncio de motocicleta a um grupo de homens, mas muda para um anúncio de minivans quando mulheres com crianças se juntam a eles, disse Vicki Rabenou, chefe de medição da TruMedia Technologies Inc., uma das líderes da tecnologia em desenvolvimento, com sede em Tampa, Flórida. "É uma propaganda pró-ativa," Rabenou disse. "Estamos focando as pessoas com anúncios inteligentes."

Como a indústria de monitoramento é recente, ainda não existe consenso a respeito de como se referir à tecnologia. Alguns a chamam de leitura facial, contagem facial, monitoramento de olhar ou, mais genericamente, medição de público baseado em rostos.

Seja como for chamada, os anunciantes estão finalmente prontos para experimentá-la, disse o consultor de publicidade Jack Sullivan, vice-presidente sênior da Starcom USA em Chicago. "Acho que veremos um grande movimento em direção a isso até o fim deste ano nos dez maiores mercados," ele disse.

Como o monitoramento facial pode lembrar o Big Brother, os fabricantes estão sendo rápidos em tranqüilizar as pessoas. Quando os sistemas capturam a imagem de alguém olhado para a tela, um computador instantaneamente a analisa. Os fabricantes dos sistemas enfatizam, no entanto, que nada é armazenado e nenhuma informação de identificação é associada às imagens. Isso torna o sistema menos invasivo do que a câmera de vigilância que grava o que vê, dizem os desenvolvedores.

A idéia ainda preocupa Lee Tien, um advogado sênior da Electronic Frontier Foundation, um grupo defensor de liberdades civis de São Francisco, Califórnia. Tien disse que não basta dizer que um sistema "não é tão ruim quanto outra tecnologia," e afirma que câmeras que estudam pessoas contribuem para a erosão da privacidade.

Em geral, os sistemas de monitoramento funcionam assim: um sensor ou uma câmera dentro ou perto da tela identifica rostos através de seus formatos, cores e velocidade relativa de movimento. O conceito é similar à maneira que câmeras caseiras automaticamente garantem que os rostos estejam em foco.

Quando o sistema do anúncio examina um rosto, ele compara seu formato e padrão ao de rostos já identificados como homem ou mulher de um banco de dados. Isso permite que o sistema determine o sexo da pessoa quase imediatamente.

"As características mais importantes parecem ser as maçãs do rosto, o volume dos lábios e o espaço entre as sobrancelhas," disse Paolo Prandoni, chefe científico da Quividi, uma empresa francesa envolvida na tecnologia de monitoramento facial. Outra empresa do setor é a Studio IMC Inc. em Nova York.

As empresas dizem que seus sistemas se tornaram peritos em determinar o sexo das pessoas, mas a idade é mais complicada: o software pode categorizar a idade apenas em grupos amplos - adolescentes, adultos jovens aos de meia-idade, e idosos. Existe uma demanda moderada por anúncios com base em informação étnica, mas as empresas reconhecem que determinar a etnia é mais desafiador do que descobrir o sexo e a faixa etária de uma pessoa.

Prandoni forneceu à Associated Press uma versão limitada do software da Quividi, que usa uma webcam comum para passar o vídeo a um computador. A versão de teste determina apenas o sexo, usando círculos codificados por cores para distinguir rostos de homens e mulheres.

O tamanho da amostra era muito pequeno para ser estatisticamente significante, mas acertou em cerca de 80% a 90% dos casos.

Essa pode ser a precisão máxima que os sistemas conseguirão, disse Deborah Mitchell, professora de psicologia de consumidores da Universidade de Wisconsin-Madison. Até mesmo o cérebro humano não consegue sempre determinar o sexo, a idade e a etnia. Porém, "mesmo que a precisão seja de 70%, isso ainda é uma riqueza de informações," disse Mitchell, que leciona na Escola de Negócios Wisconsin.

Em testes
Essa informação é certamente valiosa para Bill Ketcham, chefe de marketing da Adspace Networks Inc. Sua empresa de Nova York vende anúncios em vídeo para 1,4 mil telões de 105 shoppings em todo o país. A Adspace está testando seis sistemas da TruMedia em shoppings de Winston-Salem, Carolina do Norte, Pittsburgh e Saint Louis. Os quiosques mostram uma lista diária das 10 maiores ofertas do shopping, bem como anúncios pagos de estúdios de cinema e emissoras de TV.

Um vídeo de 15 segundos reproduzido em toda a rede nacional da Adspace pode custar até US$ 765 mil por mês. Por isso, anunciantes esperam informações rigorosas sobre quem vê as propagandas - informações que o monitoramento facial agora pode fornecer, disse Ketcham.

Por enquanto, pelo menos, a Adspace não está mudando os anúncios com base em quem os observa - Ketcham disse que o público dos quiosques é tão amplo que não seria prático personalizar os anúncios por indivíduo.

Enquanto a tecnologia de monitoramento facial agrada os anunciantes, outro defensor de privacidade, Harley Geiger, questiona se ela deveria ser usada em consumidores sem o seu conhecimento. Geiger, conselheiro de equipe do Center for Democracy & Technology de Washington D.C., disse que os anunciantes deveriam informar aos consumidores quais detalhes seus estão sendo coletados e qual o seu propósito.

"Com a proliferação da tecnologia, agora ou no curto prazo é a hora de considerar proteções de privacidade," ele disse. "Se isso não for construído desde o início, se torna muito difícil fazê-lo dentro de um sistema já estabelecido."

Banco com menor juro diz que só empresta a seus funcionários

O Banco Société Générale Brasil, listado pelo Banco Central (BC) como a instituição que cobra as menores taxas de juros em operações de crédito pessoal no País (1,02% ao mês), afirmou nesta quinta-feira, por meio de comunicado, que seus empréstimos para pessoa física são limitados apenas a funcionários.

"O foco de atuação da instituição são operações de câmbio, financiamentos e derivativos voltados a pessoas jurídicas", disse o banco no comunicado.

O BC passou a disponibilizar nesta quinta-feira uma chamada direta na capa de seu site na internet para o levantamento feito pela instituição sobre taxas médias de juros de operações de crédito nos bancos brasileiros.

Segundo o órgão, a pesquisa é feita desde 1999, mas agora foi simplificada e contextualizada para facilitar a pesquisa por parte do cidadão.

Para a pessoa física, é possível comparar as taxas cobradas pelos bancos nas modalidades de cheque especial, crédito pessoal, aquisição de automóveis e aquisição de bens. Os juros são mostrados em base mensal e de modo efetivo, ou seja, incluindo todas as tarifas incluídas no processo de concessão de crédito.

"Em geral, as instituições praticam taxas diferentes dentro de uma mesma modalidade de crédito. Assim, a taxa cobrada de um cliente pode diferir da taxa média. Diversos fatores como o prazo e o volume da operação, bem como as garantias oferecidas, explicam as diferenças entre as taxas de juros", informa o BC nos esclarecimentos da ferramenta.

McDonald's ignora crise e criará 10 mil vagas na China


A cadeia de fast-food McDonald's, uma das empresas que de melhor forma encara a crise econômica, anunciou que abrirá 175 restaurantes na China, com o que criará dez mil novos postos de trabalho, informou nesta quinta-feira o jornal local Xin Beijing.

Segundo o jornal, apesar da crise global, o McDonald's decidiu lançar na China o que é seu maior plano de expansão em um país já feito pela firma.

"A medida dará maiores oportunidades de cooperação com a indústria alimentícia chinesa", assinalou o chefe executivo do McDonald's na China, Jeffrey Schwartz, citado pela agência de notícias Xinhua.

A cadeia, com mais de 1.050 restaurantes em cidades chinesas, também anunciou que reduzirá o preço de vários de seus produtos nos estabelecimentos do país asiático. Segundo Schwartz, muito deles chegarão a ser mais baratos em comparação com "uma década atrás".

Em 2008, o lucro do McDonald's no mundo foi 80% maior que em 2007, algo que a firma atribui ao fato de que seus restaurantes sejam vistos como uma alternativa a outros estabelecimentos em tempos de crise econômica.

Na China, o McDonald's enfrenta a dura concorrência do KFC, outra das grandes multinacionais do setor, que abriu seu primeiro restaurante no país asiático cinco anos antes (em 1987) e é mais popular entre os consumidores chineses.

Batom com ouro na fórmula chega em abril


A Avon lança em abril no Brasil o Ultra Color Rich Batom Ouro, único que leva em sua fórmula ouro 24k. Será o produto mais caro da linha de batons da marca, R$21. Vale lembrar que na cosmética, partículas de ouro já eram utilizadas em cremes contra o envelhecimento.
Segundo a empresa, o principal benefício do componente é deixar os lábios instantaneamente mais luminosos e cintilantes, devido à sua cobertura cremosa e brilhante. O cosmético tem poder de hidratação de 24 horas. "O que buscamos com o lançamento é fazer com que as mulheres tenham acesso a um produto exclusivo, de alta qualidade, com um componente desejado como o ouro 24k na fórmula", justifica Juliana Barros, gerente da categoria de maquiagem da Avon.

A embalagem do produto, lançado nos Estados Unidos em 2008, também em cor dourada, traz um anel com a logomarca da Avon gravada externamente e também no próprio batom.

O novo produto para os lábios terá dez tonalidades: pink-ouro, rosa-ouro, vinho-ouro, ametista-ouro, vermelho-ouro, pêssego-ouro, néctar-ouro, puro-ouro, ouro-nude e chocolate-ouro.

O lançamento faz parte da estratégia da empresa de democratização do luxo. Mais uma vez a atriz americana Reese Witherspoon estrelará a campanha publicitária.

Phelps é suspenso por 3 meses por fumar maconha

A Federação de Natação dos Estados Unidos suspendeu sua estrela olímpica Michael Phelps por três meses, nesta quinta-feira, depois que um jornal britânico publicou uma foto, na qual ele aparece fumando maconha.

"Decidimos enviar uma mensagem clara a Michael, pois ele decepcionou muita gente, particularmente as centenas de milhares de crianças filiadas à federação e que o vêem como um modelo a ser seguido, um herói", explicou a federação em comunicado.

A entidade, que ainda anunciou a suspensão do apoio financeiro que dava a Phelps durante os mesmos três meses, esclareceu que a circunstância na qual ele foi surpreendido não significa que ele "tenha violado alguma regra antidoping".

"Michael aceitou voluntariamente a sanção e se comprometeu a recuperar nossa confiança", diz a nota. Detentor de nada menos que oito medalhas de ouro na Olimpíada de Pequim do ano passado, Phelps já faturou 16 medalhas olímpicas em toda sua carreira.

A polêmica já fez o nadador americano perder seu primeiro patrocínio. Na noite desta quinta-feira, o Phelps acabou tendo o contrato milionário com uma fabricante de cereais rompido. Apesar das desculpas, a empresa considerou o comportamento inaceitável e encerrou a parceira com o atleta. "O comportamento dele não é compatível com a nossa imagem", divulgou a empresa em nota oficial.

O contrato de Phelps com a empresa se encerra no final de fevereiro, porém não possui mais validade desde então. Com o fim do compromisso, a imagem do nadador desaparecerá das caixas da empresa. Apesar do final deste compromisso, os outros patrocionadores decidiram manter a parceria com o nadador.

Uribe liga para Lula e agradece apoio em libertação de reféns

O governante colombiano, Álvaro Uribe, agradeceu nesta quinta-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo apoio logístico prestado durante a entrega de seis sequestrados em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e expressou satisfação pela liberdade do ex-deputado Sigifredo López.

Uribe ligou a Lula por telefone, a quem "agradeceu o apoio logístico e operacional para a gestão humanitária", segundo uma nota oficial.

O governo brasileiro colocou à disposição da operação humanitária dois helicópteros e uma tripulação, encarregada de recolher, junto a representantes da Cruz Vermelha Internacional e a senadora Piedad Córdoba, os seis libertados.

Os reféns das Farc que foram soltos desde domingo são os policiais Alexis Torres, Walter José Lozano, Juan Fernando Galícia, o soldado William Giovanni Domínguez, o ex-governador de Meta Alan Jara e o ex-deputado de Valle del Cauca Sigifredo López.

Uribe também falou por telefone com López, o último político em poder das Farc, com quem manteve um "diálogo fraterno" e se uniu à alegria da família por sua libertação, assinala o comunicado.