quinta-feira, 12 de março de 2009

Câmbio - Dólar Americano ( US$ ) x Real ( R$ )

Dólar.............................Compra Venda Hora Var.%
Dolar Comercial - Corretora....2,349 2,351 16:53 +0,08
Dolar Paralelo SP.................2,300 2,500 15:49 0,00
Dolar Turismo SP.................2,210 2,450 15:49 0,00
Dolar Ptax - BACEN...............2,351 2,352 18:48 -1,11

Cura da AIDS: ganhador de Nobel é acusado de roubar invenção


Um pesquisador francês, ganhador do Nobel, que fez a co-descoberta do vírus que causa a doença, foi acusado, ontem, de roubar os créditos por uma invenção revolucionária que promete ser a cura da AIDS.

O professor Luc Montagnier está travando uma batalha legal com o inventor Bruno Robert pelos direitos de uma invenção que pode significar a cura de doenças como AIDS, Alzheimer e Parkinson. Tudo isso através de sinais eletromagnéticos.

A esperança é que, uma vez identificadas, as doenças podem ser bloqueadas ou neutralizadas com um sinal eletromagnético oposto.

Basicamente, os dois cientistas, Robert e Montagnier, que trabalharam juntos no projeto, tentaram registrar a patente da mesma invenção.

Na última quinta feira, Montagnier levou Robert à corte, clamando que os direitos da descoberta eram seus. O veredicto sairá dia 20 de maio.

O advogado de Robert alega que Montagnier já admitiu que a idéia não era dele e que ele havia assinado um contrato que dava todos os direitos da descoberta a Bruno, em 2005, em troca do valor de 100mil euros – e ele não recebeu o dinheiro. O advogado de Montagnier, por sua vez, declara que o contrato era apenas protocolar e não representava um contrato legal.

Montagnier ganhou um prêmio Nobel no ano passado por identificar o vírus que leva à AIDS, junto com outro cientista. Um terceiro pesquisador, envolvido no processo, não teria sido mencionado, embora seus colegas tenham dito que ele foi uma peça fundamental para a descoberta.

Copom faz maior corte de juros desde 2003, a 11,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira cortar a taxa básica de juros (Selic) em 1,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano. Esse foi o maior corte desde novembro de 2003, quando a taxa passou de 19% para 17,5%.

Os juros do País atingiram o menor patamar desde março do ano passado, quando estavam em 11,25%. Em abril de 2008, a Selic foi elevada para 11,75%.

"Avaliando o cenário macroeconômico, o Copom decidiu, neste momento, reduzir a taxa Selic para 11,25% ao ano, sem viés, por unanimidade", disse o BC em comunicado.

"O comitê acompanhará a evolução da trajetória prospectiva para a inflação até a sua próxima reunião, levando em conta a magnitude e a rapidez do ajuste da taxa básica de juros já implementado e seus efeitos cumulativos, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".

A redução foi de 1 ponto percentual na reunião anterior, em janeiro. Na ata da passada reunião, o comitê indicou que iniciava um processo de flexibilização da política monetária, ou seja, de redução dos juros básicos.

A taxa de juros é o principal instrumento que o BC tem para controlar a inflação. Se os juros caem, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais, com possibilidade de pressionar os preços.

Para Octavio de Barros, economista-chefe do Bradesco, "a decisão veio em linha com nossa previsão, que também já apontava unanimidade. Os dados do PIB (do final de 2008) foram emblemáticos para a decisão. Prevemos queda (da Selic) até 9,25% no final deste ano, o que pode ocorrer ainda no terceiro trimestre. Isso é compatível com nossa visão de um crescimento próximo de zero do País."

A próxima reunião do Copom ocorre nos dias 28 e 29 de abril.

Atirador de escola alemã cometeu suicídio, diz polícia


O adolescente alemão de 17 anos que matou 16 pessoas nesta quarta-feira perto de Stuttgart se suicidou, anunciou à AFP um porta-voz da polícia regional de Esslingen.

As informações anteriores falavam que o estudante havia sido morto em uma troca de tiros com a polícia.

Pelo menos 16 pessoas morreram na manhã desta quarta-feira na Alemanha quando o adolescente vestido com roupa militar abriu fogo em uma escola técnica da região de Stuttgart, sudoeste do país.

Dez mortos na chacina eram alunos com idades entre 16 e 17 anos, segundo a polícia. Três eram professores e os outros três pessoas que estavam no caminho do atirador. Mais de dez pessoas ficaram feridas.

A polícia identificou o suspeito como Tim K., ex-aluno da escola Albertville de Wennenden, cidade de 28 mil habitantes situada ao nordeste de Stuttgart, onde aconteceu o massacre.

Palestinos disparam 5 foguetes de Gaza contra Israel

Cinco foguetes foram disparados nesta quarta-feira do norte da Faixa de Gaza contra o sul de Israel, anunciou um porta-voz do exército. Os disparos não provocaram danos ou vítimas.

Desde o fim da ofensiva israelense, realizada de 27 de dezembro a 18 de janeiro passado e que deixou cerca de 1.300 mortos, ativistas palestinos já lançaram mais de 150 foguetes contra Israel.

Anatel autoriza reajuste de 2,89% nas tarifas da Embratel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quarta-feira um aumento de 2,89% para as tarifas da Embratel. O reajuste vale para as chamadas interurbanas originadas ou destinadas a telefones celulares que utilizarem o código 21 da operadora.

A informação foi confirmada pela conselheira Emília Ribeiro, que foi a relatora do pedido de reajuste. Na última reunião, o conselheiro Antônio Bedran havia pedido vista da proposta, mas nesta quarta-feira ele acolheu o voto de Emília.

O aumento levou em consideração a variação do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) entre maio de 2007 e maio de 2008, que foi de 4,45%. Também foi considerado o Fator X, que é calculado pela Anatel com base nos ganhos econômicos das concessionárias.

Morre homem que vivia com 2 corações após transplante em SP

Morreu na madrugada desta terça-feira o homem de 53 anos que vivia com dois corações após ter feito um transplante, realizado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Na semana passada, ele havia recebido o coração de um motoboy que morreu na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.

De acordo com a assessoria do Incor, desde a cirurgia ela apresentava quadro estável, porém considerado crítico. Na noite de terça-feira, seu estado evoluiu com instabilidade. Por volta das 4h30, o paciente morreu de falência múltipla dos órgãos.

Ainda segundo o Incor, o corpo saiu do hospital durante esta tarde e será sepultado em Belém (PA), cidade em que o homem vivia.

O transplante
O paciente de 53 anos sofria de duas doenças graves: a miocardiopatia dilatada, que é quando o músculo do coração aumenta de tamanho e perde a força para bombear o sangue, e a hipertensão pulmonar.

Por isso, os médicos optaram por deixar o coração antigo, que ficou responsável por conter a alta pressão de sangue nos pulmões. O novo órgão ficou com a função de bombear o sangue para o resto do corpo.

Os dois órgãos iriam funcionar de forma simultânea até que o coração transplantado assumisse todas as funções.