quinta-feira, 5 de março de 2009

Câmbio - Dólar Americano ( US$ ) x Real ( R$ )

Dólar.............................Compra Venda Hora Var.%
Dolar Comercial - Corretora....2,368 2,370 16:55 -1,70
Dolar Paralelo SP.................2,300 2,500 15:54 0,00
Dolar Turismo SP.................2,260 2,500 15:54 -2,72
Dolar Ptax - BACEN...............2,421 2,422 18:45 +0,40

Como fazer a bateria do celular durar mais?


Aparentemente, aqueles caras que usam uma pochete ou um celular preso no cinto não estão completamente errados em termos científicos (quanto à bom senso em termos de moda a história é bem diferente).

A ciência confirma: é melhor manter seu celular longe de seu corpo. E a descoberta não tem nada a ver com o caso do chinês que explodiu junto com seu telefone.

Celular e Câncer: Grande estudo confirma ligação
De acordo com uma reportagem do New York Times, a bateria de um celular dura mais se estiver mais resfriada. Então, se você costuma andar por aí com seu celular no bolso, pode considerar colocá-lo em uma bolsa ou usar uma pochete (eca!).

E, para os homens, depois dos casos de celulares explosivos, é até uma vantagem manter o celular longe dos bolsos se você quer ter filhos posteriormente.

Mas tome cuidado. Já foram espalhadas “dicas” por aí como “ponha seu celular úmido em uma bacia de arroz” e “coloque o aparelho no refrigerador”. No entanto, como a dica “da bolsa” é menos perigosa, não custa tentar.

Rede britânica 'ITV' anuncia prejuízo e demissão de 600

A rede de televisão ITV anunciou nesta quarta-feira que cortará 600 empregos e informou que registrou prejuízo de 2,556 bilhões de libras (2,888 bilhões de euros) em 2008, devido às difíceis condições do mercado publicitário.

Em comunicado, a ITV diz que levará adiante um programa de redução de custos e que espera economizar 155 milhões de libras (175 milhões de euros) este ano.

Segundo o jornal inglês The Guardian a economia deve subir a 175 bilhões de libras em 2010 e 245 milhões de libras em 2011, por meio de várias medidas de corte de custos.

A empresa também informou que tem planos de vender a popular rede social na internet "Friends Reunited".

"As atuais condições do mercado de publicidade são as de maior desafio que eu vi em mais de 30 anos na radiodifusão no Reino Unido. Isso fica refletido em nossos resultados financeiros de 2008 e nas duras medidas anunciadas hoje", assinalou o presidente da "ITV", Michael Grade.

Brasil será primeiro país a sair da crise, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a enfatizar nesta quarta-feira que o Brasil é um dos países menos atingidos pela crise mundial, pois foi o último a desacelerar o ritmo de crescimento. "Tenho certeza, pela condições que nós reunimos, que será o primeiro a sair dessa crise. Reunimos as condições para isso. Claro que isso não vem de graça".

Mantega disse também que o grande desafio do País é evitar que a crise econômica possa frustrar as conquistas que o Brasil obteve nos últimos anos, nas áreas econômica e social.

"Temos que impedir que essa crise reduza os empregos no Brasil. Temos que evitar que venha abortar o ciclo de desenvolvimento econômico e social que estamos implantando aqui no País", disse. O ministro ressaltou que graças à reação anticrise do Estado e à reação da sociedade brasileira o Brasil está "conseguindo minimizar os impactos deletérios da crise".

O ministro disse que a superação da crise depende da ação dos órgãos governamentais e de todos os seus servidores, dirigindo-se a um platéia de funcionários da Receita Federal que participaram da posse do auditor do órgão Carlos Alberto de Freitas Barreto na presidência do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) do Ministério da Fazenda. A nomeação já tinha sido publicada na edição do dia 26 do Diário Oficial da União.

O Carf tem o objetivo de unificar o trabalho dos conselhos de contribuintes. A idéia é tornar mais mais ágil o julgamento de recursos do contribuinte em questões fiscais. Ele também passará a procurar um órgão único para recorrer quando houver esse tipo de questão.

O Carf passa a ser responsável a partir de agora pelo julgamento dos recursos de tributos como Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Simples, Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), Imposto de Renda Pessoa Física, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e impostos da Previdência.

As mudanças fazem parte da estratégia do Ministério da Fazenda de tornar único todo o processo referente aos tributos, que se inicia na cobrança e vai até a gestão da dívida pública da União. Uma das etapas é integrar os sistemas informatizados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e da Receita ao Carf.

Antimicrobiano pode proteger macaco de vírus similar ao HIV

Um grupo de cientistas descobriu que a administração de um composto antimicrobiano a macacos pode protegê-los do vírus da imunodeficiência símia (SIV), equivalente ao HIV dos humanos, o que abre as portas para o desenvolvimento de um tratamento preventivo contra a aids.

Em um estudo publicado nesta quarta-feira na versão digital da revista britânica Nature, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA), liderada por Ashley Haase, afirma que o antimicrobiano monolaurato de glicerol pode prevenir o contágio do SIV por via vaginal, graças a sua capacidade de inibir a resposta imunológica do organismo infectado.

Após um organismo ser exposto a este vírus, o corpo desenvolve uma resposta defensiva que manda as células T (um tipo de glóbulos brancos que ajudam ao corpo a combater doenças ou substâncias daninhas) para o lugar da infecção a fim de combatê-la. No entanto, após entrar em contato com elas, o SIV - e também o HIV - utiliza estas células para espalhar o vírus por todo o corpo.

Deste modo, depois que estas células - que são as encarregadas de coordenar a resposta ao vírus - ficam inutilizadas, o corpo passa a estar totalmente indefeso diante do avanço do SIV. Para evitar isso, Haase afirma que o tratamento com monolaurato de glicerol neutraliza o sistema imunológico do indivíduo e, assim, o contágio e expansão do vírus.

A equipe de pesquisa dividiu dez macacos em dois grupos e aplicou na metade deles um gel composto de monolaurato de glicerol por via vaginal. Uma hora depois, os dois grupos receberam a injeção de uma alta dose do SIV e receberam a pomada. Após repetir quatro vezes este passo, os cientistas vigiaram e analisaram os macacos durante duas semanas, ao término das quais comprovaram que nenhum dos macacos que tinham recebido o tratamento preventivo tinha se infectado.

No outro grupo, que não tinha sido tratado, contraíram o SIV quatro dos cinco animais participantes do experimento. Segundo os pesquisadores, esta conquista abre um novo caminho para a prevenção da aids por contágio vaginal, via pela qual ocorre a maior parte das novas infecções no mundo todo.

Cientistas descobrem causa de cabelos grisalhos


Uma pesquisa de três universidades europeias descobriu o que os cientistas acreditam ser a causa dos cabelos grisalhos.

Os cientistas da Universidade de Bradford, Grã-Bretanha trabalharam em conjunto com os especialistas das Universidades Mainz e de Luebeck, da Alemanha.

Eles descobriram que os cabelos grisalhos são causados pelo grande acúmulo de peróxido de hidrogênio devido ao desgaste do folículo, o que bloqueia a pigmentação natural do cabelo.

A perda da cor nos cabelos é aceita como parte do processo de envelhecimento, mas especialistas afirmam que a compreensão de como o cabelo fica grisalho pode ajudar na descoberta de uma forma de prevenção.

A pesquisa foi publicada na revista científica Faseb, da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental.

Segundo o líder do estudo, Karin Schallreuter, os especialistas examinaram culturas de células de folículos capilares humanos.

Por estas análises, os cientistas descobriram que o acúmulo de peróxido de hidrogênio foi causado pela redução de uma enzima que "quebra" o peróxido de hidrogênio, que o transformaria em água e oxigênio.

"A descoberta é um grande avanço na compreensão da descoloração do cabelo e traz novas ideias para combater o problema", disse Schallreuter.

"Não são apenas as loiras que mudam a cor do cabelo com peróxido de hidrogênio", disse Gerald Weissman, editor chefe da revista Faseb.

"Todas as nossas células capilares fabricam um pouquinho de peróxido de hidrogênio, mas, à medida que envelhecemos, este pouquinho se transforma em muito. Nós clareamos o pigmento de nosso cabelo de dentro para fora e nosso cabelo fica cinza e, então, branco", acrescentou.

Igreja excomunga responsáveis por aborto de menina de 9 anos

O arcebispo de Olinda e Recife, d. José Cardoso Sobrinho, condenou a interrupção da gravidez da menina de 9 anos que teria sido estuprada pelo padrasto, na cidade de Alagoinha, no agreste de Pernambuco. Segundo d. José, os responsáveis pelo aborto estão excomungados da Igreja Católica.

Durante a madrugada de hoje, os advogados da arquediocese de Olinda e Recife haviam preparado uma denúncia que deveria ser encaminhada ao Ministério Público, mas desistiram da medida depois da divulgação do aborto.

A menina, que estava internada no Instituto Materno e Infantil de Pernambuco (Imip), recebeu alta na noite de ontem, quando foi novamente internada no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada. Lá, a garota tomou medicamentos para começar o processo. Na manhã de hoje, os dois fetos foram expelidos. O Cisam não informou quem integrou a equipe responsável pelo aborto e o arcebispo não citou nomes dos excomungados.

Por volta das 16h30 da tarde de hoje, os médicos do Cisam realizaram uma curetagem (raspagem) para retirar o material placentário do útero da menina. O estado de saúde dela é estável. A garota não corre risco de vida e se encontra na sala de recuperação da unidade. Após a se recuperar da anestesia, ela será levada para a enfermaria. A previsão de alta é de 24 a 48 horas após a curetagem.

No próximo dia 7, quando será lançada a campanha da fraternidade da CNBB em Pernambuco, em uma missa na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, d. José fará um manifesto público contra a interrupção da gravidez da menina estuprada pelo padrasto.