segunda-feira, 16 de março de 2009

Câmbio - Dólar Americano ( US$ ) x Real ( R$ )

Dólar.............................Compra Venda Hora Var.%
Dolar Comercial - Corretora....2,298 2,300 13/3/2009 -0,04
Dolar Paralelo SP.................2,250 2,450 13/3/2009 0,00
Dolar Turismo SP.................2,190 2,420 13/3/2009 -0,41
Dolar Ptax - BACEN...............2,315 2,316 13/3/2009 -0,89

Homem implanta prótese com pendrive após amputar dedo


Um finlandês que perdeu parte do dedo anular em um acidente de moto recebeu uma prótese com um pendrive. O programador de softwares Jerry Jalava conta em seu blog (http://protoblogr.net/blog) que tudo começou quando se chocou com um animal em uma estrada. Depois da batida, ele deslizou no chão por quase 60 m, e sua mão esquerda ficou sob a moto.

"Quando a moto parou, me levantei. Tirei capacete e luvas. Comecei a falar palavrões e, quando tentei tirar um cigarro do bolso, percebi que estava sem uma parte do dedo", disse no seu diário virtual. Jerry foi levado a um hospital de Helsinque, onde passou por cirurgia na mão. No entanto, os médicos não conseguiram salvar seu dedo anular esquerdo.

"A história poderia ter um final muito pior. Acho que sobrevivi com o mínimo de ferimentos graças aos equipamentos de segurança", disse. Recuperado, o programador voltou ao hospital e pediu que fabricassem uma prótese de borracha para seu dedo. E foi de um médico a idéia de implantar um pendrive na prótese, proposta aceita imediatamente por Jerry.

A história só foi conhecida recentemente, quando o finlandês postou um comentário em um site dedicado a design e tecnologia. O site havia publicado uma fotomontagem que mostrava um dedo que tinha uma entrada USB na extremidade. A imagem pretendia ilustrar a integração entre o homem e a tecnologia.

Jerry, então, mandou uma mensagem, acompanhada por algumas fotografias. "Na realidade, já tenho um 'dedo-USB'", disse. Em poucas horas, o finlandês recebeu uma grande quantidade de e-mails e acabou usando seu blog para explicar como funcionava a prótese. "Trata-se de um implante desmontável, com um pendrive de 2 GB. Quando tenho que usá-lo, simplesmente deixo meu dedo no computador", explicou.

Criador da web foi vítima de fraude na internet


O físico britânico Tim Berners-Lee, que idealizou a World Wide Web (WWW) há 20 anos, disse que foi vítima de fraude na internet.Em entrevista ao jornal britânico The Sunday Telegraph , Berners-Lee afirmou que comprou um presente de Natal em uma loja online falsa e ele só descobriu que tinha sido enganado quando o artigo não foi entregue pelo correio.

"Na hora em que eu telefonei para o número 0800 colocado no website, havia uma mensagem muito educada dizendo que este número está disponível para quem quiser usá-lo, então um pouco mais de empenho da minha parte teria revelado que (a loja online) não era o que parecia", afirmou. "Acho que ainda vou recuperar o dinheiro, mas não era muito."

Berners-Lee pediu às autoridades que dediquem ao combate de crimes cibernéticos os mesmos esforços empregados no caso de crimes convencionais. O físico britânico quer que se ajude a impedir que criminosos que atuam na internet evitem processo judicial escondendo-se em países fora da jurisdição onde suas vítimas vivem.

"Existem muitas coisas positivas na web, mas também há coisas ruins. Você pode descobrir a cura de doenças, mas também pode descobrir como construir bombas." "Às vezes precisamos de novas leis, mas em outros casos nós precisamos perceber que leis antigas ainda podem ser aplicadas à web."

"Nós precisamos lidar com questões de implementação, pois leis sobre fraude, por exemplo, já existem, mas é difícil encontrar e deter as pessoas responsáveis (pelos crimes)", concluiu o físico na entrevista ao jornal britânico.

Jovens que ouvem música ’sexual’ transam mais cedo


Pesquisadores descobriram que jovens que ouvem músicas que contenham referências sexuais e degradantes, começam a fazer sexo mais cedo (ou investem nas preliminares, como masturbação).

A atividade sexual adolescente nos EUA resultou, no ano passado, em 750mil jovens grávidas. Também há relatórios de que 25% das adolescentes americanas estejam infectadas com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Sendo assim, os órgãos de saúde pública estão em busca das causas do aumento da atividade sexual nessa faixa etária.

O autor do artigo, Brian Primack, da Universidade de Pittsburgh declara: “O estudo mostra que, entre essa amostragem de adolescentes, muita exposição a letras de músicas com conteúdo sexual é associada a altos níveis de comportamento sexual. Isso prova que essa área precisa de intervenção, para a saúde dos jovens”.

As pesquisas foram feitas com 711 jovens de três grandes escolas em uma metrópole. Dos participantes eram expostos a, em média, 14 horas de músicas “sexuais” por dia, um terço já havia feito sexo. Outro terço já havia tido “preliminares”, mas nunca havia praticado o coito, em si.

Aqueles que ouviam música de conteúdo não-sexual, não possuíam nenhuma atividade precoce na área.

Os estudantes contaram quantas horas por dia eles ouviam música e fizeram listas de seus artistas favoritos. Uma análise desses dados mostrou que as músicas mais populares de cada artista eram as que faziam referências ao sexo. E foi descoberto que a atividade sexual de cada estudante era proporcional ao número de referências sexuais que suas músicas favoritas continham e à quantidade de horas em que ele ouvia essas músicas.

Sendo assim, Primack declara que a quantidade massiva de conteúdo sexual na mídia pode acarretar em doenças e problemas sociais na juventude atual.

A largura de seu pescoço prediz sua chance de ter problemas cardíacos


Quanto maior for o tamanho de seu colarinho, maior é o risco de ter problemas de coração. E isso é verdade tanto para homens quanto para mulheres. A gordura ao redor do seu pescoço é mais perigosa para o coração do que a própria gordura abdominal.

A descoberta vem de um estudo que coletou dados sobre 3200 pessoas, em duas etapas que visavam entender riscos de problemas cardíacos.

A gordura abdominal – depósitos de gordura ao redor de órgãos internos vitais – é conhecida por aumentar os riscos de infarto. Então a pesquisadora Sarah Rosner Preis, junto de colegas de equipe, teorizou que gordura ao redor da área do pescoço teria o mesmo efeito.

Então eles descobriram que, quanto maior é a circunferência do pescoço de uma pessoa, geralmente, maior é o risco de que seu colesterol LDL (o colesterol ruim) seja alto e maior é o nível de açúcar de seu sangue. Logo, maior é o risco de problemas cardíacos.

Achados 9 corpos em fossa na fronteira entre México e EUA


As autoridades mexicanas descobriram ao menos nove cadáveres em uma fossa em Ciudad Juárez, na fronteira entre México e Estados Unidos. De acordo com a promotoria do Estado de Chihuahua, autoridades foram até o local na sexta-feira, após a denúncia de moradores próximos. Porém, a falta de iluminação só permitiu que a investigação avançasse no sábado.

Daniela González, porta-voz da promotoria de Chihuahua, informou que os mortos são sete homens e duas mulheres. Peritos permaneciam no local neste domingo para investigar a possível existência de mais cadáveres. No passado, o crime organizado utilizou o lugar para enterrar suas vítimas.

Na sexta-feira, chegaram à cidade 3,5 mil soldados que se somarão aos 8,5 mil militares que, desde fevereiro, tentam combater o narcotráfico em Ciudad Juárez. Além disso, a cidade, que faz fronteira com El Paso, nos EUA, tem 2,3 mil agentes federais que tentam conter a violência. Dos 5,6 mil assassinatos realizados pelo crime organizado no México em 2008, 1,6 mil ocorreram em Ciudad Juárez.

Mantega: inexperientes, EUA nacionalizam bancos "na marra"

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou neste domingo, em Nova York, que a falta de experiência dos Estados Unidos com bancos públicos fez com que o governo americano nacionalizar as instituições financeiras em dificuldades "na marra".

"A saída melhor seria nacionalizar bancos. O banco não agüenta, então o Estado entra. Mas existe uma forte resistência dos Estados Unidos, acho que por questões ideológicas. Eles também não têm experiência com bancos públicos, mas acabam tendo que fazer na marra", disse Mantega, que está na cidade americana para o seminário "Brasil: Parceiro Global na Nova Economia", que ocorrerá nesta segunda-feira.

Para o ministro brasileiro, é necessário regulamentar as instituições financeiras, mas o primeiro passo seria nacionalizar os bancos e depois tirar os ativos tóxicos. "Nacionalizar não é dar dinheiro para o banco, é o governo entrar no banco, ter participação acionária", disse.

Ele afirmou ainda que, no encontro dos ministros de Finanças do G20, na Inglaterra, no sábado, falou-se de regularização. Uma das idéias seria a criação de um órgão mundial para regulamentação. No entanto, segundo Mantega, os Estados Unidos não devem aceitar a proposta. "Eles não gostariam de ter um organismos comandando. Diminuiria a capacidade de manobras", disse.

"Não adianta ficar jogando dinheiro por helicóptero, porque não vai incentivar o consumo", completou o ministro.

Mantega voltou a demonstrar otimismo em relação à economia brasileira na crise. "Nossa capacidade de recuperação é maior, nossa capacidade fiscal também", disse ele.

"Cada país tem uma reação diferente na crise", afirmou. "A China e o Brasil são os países que estão em condições melhores".