terça-feira, 9 de junho de 2009

Câmbio - Dólar Americano ( US$ ) x Real ( R$ )

Dólar.............................Compra Venda Hora Var.%
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Logística equivocada impede crescimento e gera prejuízo


O Brasil paga caro por ter estradas intransitáveis, ferrovias obsoletas, aeroportos sobrecarregados, hidrovias subutilizadas e portos entupidos. Segundo pesquisa do Centro de Estudos de Logística do Instituto Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o total gasto pelas empresas com logística atingiu R$ 271 bilhões entre 2006 e 2007, o que representa cerca de 11,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Em relação à pesquisa anterior, feita em 2004, houve aumento de mais de 27%.
Um dos itens que mais pesaram foi o custo dos estoques acumulados para compensar atrasos nas entregas de matérias-primas e produtos acabados – que atingiu R$ 89 bilhões em 2007, ante R$ 70 bilhões em 2004, salto de 27%, apesar da queda de 0,95 ponto percentual na taxa Selic no mesmo período.
“Temos uma infraestrutura de logística inadequada, que limita o crescimento do País”, afirma o professor Maurício Lima, coordenador de cursos do Centro de Estudos de Logística do Coppead e um dos responsáveis pela pesquisa. O problema, segundo ele, é que o transporte rodoviário responde, hoje, por 56% do total de carga movimentada no país, enquanto a participação do ferroviário é de 25% e do aquaviário, 14%. Nos EUA, por exemplo, a distribuição é mais uniforme: lá, cerca de 45% da carga são transportados por ferrovias; e 35% por caminhões.
Outro problema que gera prejuízos aos cofres públicos e das empresas é a péssima malha viária nacional. Os acidentes nas estradas em todo o país custam, anualmente, R$ 22 bilhões, de acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Considerando somente o Estado de São Paulo, o estudo mostrou que, em 2008, foram gastos R$ 503 milhões com acidentes nas rodovias federais, R$ 3,3 bilhões nas estaduais e R$ 411 milhões nas municipais.
Segundo a técnica do Ipea Patrícia Morita, esses custos incluem a perda de produção da pessoa que fica sem trabalhar, os gastos com saúde e resgate, a reabilitação, os danos aos veículos, a perda da carga do caminhão, a remoção do veículo e o translado da carga, além de danos às propriedades pública e privada. O custo médio de uma pessoa que sai ilesa de um acidente com caminhão é estimado em R$ 1.207; já um ferido resulta em um ônus ao governo de R$ 38.256; uma vítima fatal chega a custar R$ 281.216.
Segundo o Plano Nacional de Logística e Transporte, elaborado pelo governo federal, há necessidade de investimentos anuais de R$ 18,2 bilhões em logística para sustentar o crescimento do país e evitar os prejuízos sistemáticos, valor bem distante da média dos últimos anos, de cerca de R$ 3 bilhões. E mesmo que os investimentos previstos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) sejam realizados integralmente, chegariam a R$ 12 bilhões anuais – faltaria ainda 1/3 de recursos para chegarmos ao valor ideal.

ETA planejava matar juiz espanhol com conhaque envenenado

O último líder do ETA detido, Jurdan Martitegi Lisaso, planejava matar o juiz Baltasar Garzón colocando veneno em uma garrafa de conhaque, que lhe seria enviada por um falso admirador, informa nesta segunda-feira o jornal espanhol El País.

Quando foi detido, em abril, Martitegi tinha em seu poder uma lista de planos de atentados entre os quais figurava a tentativa de assassinar Garzón, famoso pela investigação sobre os desaparecidos da guerra civil espanhola e da ditadura de Franco.

Com a finalidade de evitar qualquer suspeita dos serviços de segurança, a bebida seria enviada a partir de uma agência de mensagens e seu remetente seria um suposto estudante de Direito, de fora do País Basco. Em um bilhete, que acompanharia a garrafa, o falso estudante explicaria sua admiração pelo juiz, entre outras coisas, por ter processado Augusto Pinochet.

O atentado era planejado, segundo o documento, como um desafio às medidas de segurança e uma advertência de que, por mais vigilância que se tenha, é possível alcançar os objetivos. O relatório considerava ainda que este sistema funcionaria apenas uma vez, já que seriam adotadas novas medidas de segurança antiterrorismo, mas que seria "uma vitória para a organização".

Casal terá que indenizar criança devolvida após adoção

Um casal foi condenado a pagar pensão alimentícia a uma criança de 8 anos que havia sido adotada e, depois de menos de oito meses vivendo com o casal, foi devolvida ao abrigo de menores em Uberlândia (MG). A sentença, proferida no dia 1º de junho e divulgada nesta segunda-feira, determina que 15% dos rendimentos do casal sejam repassados à criança.

A guarda provisória foi deferida no dia 1º de fevereiro de 2008. A criança foi devolvida ao abrigo na audiência realizada no dia 29 de setembro de 2008, na qual, sem qualquer justificativa, o casal se recusou a permanecer com a ela, mesmo com todos os relatórios técnicos constantes dos autos apontarem a total integração da criança ao novo lar.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), o processo de adoção, filiação socioafetiva e devolução ao abrigo gerou danos morais e sofrimento psicológico e emocional à criança. Segundo o MP, a criança se mostra confusa, principalmente com relação à sua identidade, referindo-se a si própria ora pelo seu nome legal, ora pelo nome dado pelo casal adotivo, ao qual se refere como seus pais.

A ação do MP ainda pede que os pais adotivos indenizem a criança em 100 salários mínimos, além de terem de pagar pensão até que ela complete 24 anos. Esses pedidos ainda serão examinados ao final da ação pela juíza do caso, Édila Moreira Manosso, após a citação e apresentação da defesa do casal.

Governo anuncia redução de 9,6% no preço do diesel

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na noite dessa segunda-feira que o preço do óleo diesel será reduzido em 9,6% para o consumidor final. "A partir de amanhã nós teremos um preço reduzido de diesel, que é um combustível importante para a economia brasileira, um combustível importante para o setor agrícola, que se movimenta, mesmo o transporte urbano", informou o ministro.

"Estamos reduzindo o custo dos combustíveis. É mais uma medida anticrise de modo que o consumidor possa ter um custo menor, a agricultura possa ter um custo menor e todo o setor de transportes que utiliza esse combustível vai ter esse benefício", completou ele.

Apesar também ter sido reduzido pela Petrobras, o preço da gasolina não ficará mais barato na bomba por conta de uma elevação na alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) de R$ 0,18 por litro para R$ 0,23 por litro.

Mesmo com a elevação do tributo, o governo informa que o valor da Cide na gasolina ainda não foi recomposto aos valores cobrados em 2008 "para evitar que isso gerasse elevação de preço ao consumidor final".

"Dessa forma, como no ano anterior, o reajuste da gasolina por parte da Petrobras e a correspondente elevação da Cide não devem alterar o preço desse combustível adquirido pelas distribuidoras, de forma que o preço ao consumidor também não deve sofrer alteração. Evita-se assim oscilações no preço da gasolina", informou o Ministério da Fazenda, em nota.

"Periodicamente a Petrobras faz um reajuste dos preços da gasolina e do diesel de acordo com a variação do preço do barril de petróleo. No ano passado, como o barril tinha subido muito, tinha chegado a mais de US$ 100, chegou a US$ 140, chegou uma hora que ela teve que subir os preços. Reduzimos (na época) a Cide para a gasolina e neutralizou totalmente e o diesel subiu cerca de 10% no ano passado", disse Mantega. "Agora estamos fazendo o movimento exatamente inverso", completou.

No caso do diesel, completou o governo no texto, mesmo com a recomposição da alíquota da Cide ao valor cobrado em 30 de abril de 2008 (de R$ 0,04 atualmente para R$ 0,07 por litro), deve haver a redução de 9,6% para o consumidor na bomba dos postos de combustível.

"(...) a redução do preço praticado pela Petrobras fará com que o preço pago pelas distribuidoras de combustíveis sofra redução média de 10,6%, o que significaria queda no preço ao consumidor final, em média, de 9,6%, já considerando o impacto da elevação da mistura do biodiesel de 3% para 4% a partir de 1º de julho de 2009", informou o ministério.

Após a nota do Ministério da Fazenda, a Petrobras divulgou comunicado informando que a queda dos preços nas refinarias do custo da gasolina e do diesel (sem Cide, PIS/Cofins e ICMS), cairá, a partir desta terça-feira, 4,5% e 15%, na média do País.

"Esse reajuste foi definido pela companhia levando em consideração os preços dos derivados vigentes no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo, e estão alinhados com as premissas definidas no Plano Estratégico da Petrobras", informou a estatal.

Casas Bahia anuncia compra de rede baiana

A Casas Bahia anunciou nesta segunda-feira a aquisição da rede baiana Romelsa. Os valores da transação, fechada na última sexta, não foram divulgados, mas a Casas Bahia afirmou que terá 17 novas lojas em Salvador e cidades vizinhas com a aquisição.

A rede varejista havia feito sua última aquisição há nove anos, queando comprou as lojas Mourão e Spirandelli em Goiás e Distrito Federal. O contrato de compra prevê a preservação do emprego dos 200 colaboradores da Romelsa.

Até o primeiro semestre de 2010, o número de lojas previsto pela Casas Bahia no Estado será de 49.

Com cerca de 60 mil colaboradores, a Casas Bahia está presente em 11 Estados além do Distrito Federal, com aproximadamente 500 lojas, 31 milhões de clientes, oito centros de distribuição e 07 entrepostos.

Argentina acha autor de ameaça de bomba e nega elo com 447


A Justiça Federal da Argentina anunciou, nesta segunda-feira, ter localizado o autor de um falso alerta de bomba em uma aeronave da Air France que partiu no último dia 27 de maio de Buenos Aires com destino a Paris. O suspeito teria ligado para um escritório da Air France em Buenos Aires fazendo o falso alerta, apenas quatro dias antes de uma outra aeronave da empresa, o vôo AF 447, ter sofrido um acidente em um vôo entre Rio de Janeiro e Paris.

A informação sobre a localização do autor do telefonema, sua prisão na sexta-feira e sua libertação no dia seguinte, foi divulgada somente nesta segunda-feira e confirmada à BBC Brasil por assessores do juiz federal Cláudio Bonadío, responsável pelo caso.

As mesmas fontes descartaram a possibilidade de que o autor do telefonema possa estar vinculado, de alguma forma, ao acidente no Brasil. "Ficamos com a impressão de que foi uma coincidência", afirmaram.

De acordo com a Justiça Federal argentina, o autor da ligação sobre a falsa bomba seria Alfredo Villarroel, um ex-empregado da Air France.

Ex-funcionário
Villarroel teria ligado de seu próprio telefone celular, o que teria facilitado a sua localização no município de Florencio Varela, na grande Buenos Aires, segundo a Justiça argentina.

O suspeito trabalhava na parte burocrática da Air France na capital argentina e foi demitido em 2006. Desde então, trava uma disputa judicial com a empresa em Buenos Aires.

Apesar de ter sido liberado no sábado, ele responde a processo por "intimidação pública" por ter dado um telefonema anônimo que "tirou a tranquilidade" de algumas pessoas, segundo assessores de Bonadío. Caso condenado, Villarroel pode pegar pena de dois a seis anos de prisão.

Após a ligação em que o suspeito afirmava haver uma bomba na aeronave, empregados da Air France e agentes argentinos realizaram uma varredura no avião, sem nada encontrar.

A aeronave decolou para Paris no final da tarde daquele mesmo dia. Como nada foi encontrado, segundo os investigadores, os passageiros nem chegaram a ser informados sobre a suspeita de bomba.