terça-feira, 17 de março de 2009

Câmbio - Dólar Americano ( US$ ) x Real ( R$ )

Dólar.............................Compra Venda Hora Var.%
Dolar Comercial - Corretora....2,275 2,277 16:50 -1,00
Dolar Paralelo SP.................2,250 2,450 15:54 0,00
Dolar Turismo SP.................2,150 2,380 15:54 -1,65
Dolar Ptax - BACEN...............2,300 2,301 18:51 -0,63

Morgan Stanley prevê queda de 4,5% do PIB do Brasil em 2009

O Morgan Stanley prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encolherá 4,5% em 2009, ante estimativa anterior de crescimento zero, segundo relatório do banco divulgado nesta segunda-feira.

A nova projeção reflete, segundo a instituição, "tanto uma virada de ano bem mais fraca quanto nossas preocupações de que o cenário global se prove ainda mais desolador que o antecipado".

Os prognósticos do mercado para a economia brasileira têm se deteriorado rapidamente nas últimas semanas, mas a projeção do Morgan Stanley está entre as mais pessimistas.

A última sondagem do Banco Central (BC) junto a investidores e analistas, divulgada nesta segunda-feira, mostrou que o mercado espera um crescimento de 0,59% em 2009, segundo a mediana das projeções. Na semana anterior, a mesma pesquisa apontava uma projeção de crescimento de 1,2%.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na última semana que o crescimento do PIB em 2009 será positivo, mas evitou fazer uma projeção precisa, argumentando que o cenário global ainda está muito volátil. Ele reconheceu, entretanto, que a meta do governo de crescer 4% dificilmente será cumprida.

O PIB caiu 3,6% no último quarto de 2008 frente ao trimestre anterior, queda bem acima das projeções do mercado.

FED vê recuperação dos EUA começando em 2010


O presidente do Federal Reserve (FED, o banco central americano), Ben Bernanke, sugeriu em uma entrevista no domingo que a recessão dos Estados Unidos pode durar todo este ano e que a recuperação deve começar em 2010. Ele disse que o maior risco é a possibilidade das medidas necessárias para consertar o sistema financeiro estarem atrasadas.

"Esse declínio (econômico) começará a moderar e começaremos a ver uma nivelação", afirmou ele ao programa 60 Minutos, da CBS, quando questionado sobre se vê a recessão acabando neste ano.

"Não voltaremos ao pleno emprego, mas iremos, espero, ver o fim desses declínios que foram tão fortes em pelo menos alguns trimestres."

Bernanke disse ao Congresso em janeiro que o FED acreditava haver uma perspectiva razoável de que a recessão acabe em 2009 e que 2010 seja um ano de recuperação.

Na entrevista de domingo, ele manteve essa visão, embora sugerindo que os desenvolvimentos recentes ofuscaram um pouco esse cenário.

"Veremos a recessão chegando ao fim provavelmente neste ano. Veremos uma recuperação começando no próximo ano."

Bernanke acrescentou que sua principal preocupação é que os líderes políticos e o público retirem o apoio aos esforços que visam estabilizar o sistema bancário.

"O maior risco é que, você sabe, não temos a vontade política", disse ele. "Não temos o compromisso de resolver esse problema... Nesse caso, não podemos contar com uma recuperação."

Estado de saúde de Clodovil piora, dizem médicos


Os médicos do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, anunciaram nesta tarde que o estado de saúde do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) piorou nas últimas horas. A situação agora é “muito grave”, com elevado risco de morte. O estado de coma de Clodovil é o mais grave, em nível 3, na escala de 3 a 15 usada para qualificar a gravidade do coma (sendo o nível 3 o mais grave). Ele havia chegado ao hospital com um coma em nível 5.
Segundo a equipe médica, o deputado apresentou, por volta das 14h15, uma parada cardíaca que foi revertida. “Apesar do quadro clínico do paciente ser de coma profundo, a situação se agravou no período da tarde quando ele sofreu uma parada cardíaca. No momento, ele está em estado muito grave, com sinais vitais estáveis à custa de medicações e equipamento”, explicou o intensivista Alan Ricardo Coutinho Ferreira.

De acordo com o neurocirurgião Benício Othon, que comanda a equipe, caso haja recuperação de Clodovil, as possíveis sequelas serão a perda da fala ou da capacidade de andar.

O hospital pretende divulgar novo boletim apenas na manhã desta terça-feira, às 7h30.

Manifestações de apoio

Assessores do deputado informaram que parlamentares e autoridades já entraram em contato para manifestar solidariedade à equipe de Clodovil. Entre eles, estão os presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), entre outros.

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral, que, na semana passada, votaram em unanimidade contra ação que questionava a fidelidade partidária de Clodovil, também telefonaram. O PTC reivindicava a vaga de Clodovil, uma vez que em 2007 ele passou a estar filiado ao PR.

A assessoria também informou que o deputado tem familiares, mas que Clodovil não mantinha contato com eles “há muito tempo”. Nenhum teria ligado até o final desta tarde. Em contrapartida, artistas e pessoas de todo o Brasil já manifestam votos de melhora ao deputado.

Caso anterior

Clodovil Hernandes foi internado ao menos três vezes nos últimos dois anos. Em 2007, ele teve um AVC, decorrente de uma piora de um quadro de hipertensão arterial sistêmica, e uma suspeita de dengue. Já em 2008, o deputado foi levado ao hospital novamente, por causa de uma embolia pulmonar.

Zidane pode ser o próximo grande jogador do Corinthians

Segundo informação dada pelo repórter Fernando Fernandes no programa Band Esporte Clube do dia 15 de março, o novo patrocinador do time paulista Corinthians será o grupo francês Carrefour. Por essa negociação, o repórter também informou que o craque Zinedine Zidane poderá vestir a camisa do Timão.

Zidane e Ronaldo já jogaram juntos no Real Madri. Antes, em 2006, o francês deu um chapéu no brasileira na Copa do Mundo, na partida que a seleção eliminou o Brasil do campeonato.

Enviar para amigos Comentar Universidade expulsa 2 alunos por trote violento em SP16 de março de 2009 • 20h04 • atualizado às 20h04

O Centro Universitário Anhanguera Educacional do município de Leme, a 189 km de São Paulo, expulsou dois alunos e suspendeu outros sete como pena pelas agressões e constrangimento sofridos pelo calouro do curso de medicina veterinária Bruno César Ferreira, no dia 9 de fevereiro. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, as punições obedecem o regimento interno da instituição e foram notificadas aos alunos na última sexta-feira.

O calouro foi ferido com um chicote, recebeu chutes no abdome e na cabeça e foi internado na Santa Casa da cidade por ingestão de bebida alcoólica. De acordo com informações do inquérito policial, a agressão ocorreu após o trote organizado pelos veteranos, ocorrido fora das instalações da faculdade. O exame de corpo de delito apontou a ingestão de bebidas, mas descartou o coma alcoólico.

De acordo com a assessoria, durante o procedimento administrativo disciplinar, a Anhanguera ouviu testemunhas, vítimas e acusados. O regimento da insitituição prevê punição de suspensão para ofensa a qualquer membro do corpo administrativo, docente e discente, e desligamento, para atos desonestos ou delitos sujeitos à ação penal incompatíveis à dignidade da instituição. A suspensão dos sete estudantes durará 15 dias. A universidade não revelou o nome dos punidos.

Ofensiva contra chefe das Farc mata 13 na Colômbia

Treze guerrilheiros das Farc morreram e outros 13 foram capturados pelo exército da Colômbia na última semana, em meio a uma ofensiva para capturar ou matar um dos principais comandantes do grupo rebelde, informaram autoridades militares nesta segunda-feira.

As operações são realizadas numa ampla região de selva dos departamentos de Meta, Caquetá e Guaviare, após a descoberta de 11 cavernas usadas pelo chefe militar das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Jorge Briceño, para esconder-se e fugir de uma ofensiva contra ele.

"Temos tido uma série de combates contra estruturas das Farc nos quais foram mortos 13 terroristas, de igual forma capturamos mais 13, enquanto nove foram desmobilizados", disse a jornalistas o general Javier Flórez, comandante da Força de Tarea Omega.

As Forças Militares da Colômbia, com apoio dos Estados Unidos, mantêm uma ofensiva militar contra o grupo guerrilheiro, obrigando-o a se esconder em áreas montanhosas e de selva.

Nas últimas semanas, a ofensiva está concentrada em uma ampla região do sudeste do país onde, de acordo com as fontes de inteligência, se esconde o chefe militar das Farc por quem o governo do presidente Alvaro Uribe oferece uma recompensa de dois milhões de dólares.

Em meio a perseguições, importantes líderes do grupo rebelde, como Raúl Reyes, morreram nos últimos meses, enquanto milhares de combatentes desertaram, reduzindo a capacidade militar e logística da guerrilha, considerada uma organização terrorista pelos Estados Unidos e União Europeia.

Na ofensiva militar da última semana, foram apreendidos 15 fuzis, uma metralhadora, 472 granadas, munições e explosivos.