terça-feira, 17 de março de 2009

Morgan Stanley prevê queda de 4,5% do PIB do Brasil em 2009

O Morgan Stanley prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encolherá 4,5% em 2009, ante estimativa anterior de crescimento zero, segundo relatório do banco divulgado nesta segunda-feira.

A nova projeção reflete, segundo a instituição, "tanto uma virada de ano bem mais fraca quanto nossas preocupações de que o cenário global se prove ainda mais desolador que o antecipado".

Os prognósticos do mercado para a economia brasileira têm se deteriorado rapidamente nas últimas semanas, mas a projeção do Morgan Stanley está entre as mais pessimistas.

A última sondagem do Banco Central (BC) junto a investidores e analistas, divulgada nesta segunda-feira, mostrou que o mercado espera um crescimento de 0,59% em 2009, segundo a mediana das projeções. Na semana anterior, a mesma pesquisa apontava uma projeção de crescimento de 1,2%.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na última semana que o crescimento do PIB em 2009 será positivo, mas evitou fazer uma projeção precisa, argumentando que o cenário global ainda está muito volátil. Ele reconheceu, entretanto, que a meta do governo de crescer 4% dificilmente será cumprida.

O PIB caiu 3,6% no último quarto de 2008 frente ao trimestre anterior, queda bem acima das projeções do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário