quarta-feira, 27 de maio de 2009

Câmbio - Dólar Americano ( US$ ) x Real ( R$ )

Dólar.............................Compra Venda Hora Var.%
Dolar Comercial - Corretora....2,016 2,018 16:35 -0,39
Dolar Paralelo SP.................2,150 2,300 16:15 0,00
Dolar Turismo SP.................1,920 2,140 16:15 -0,46
Dolar Ptax - BACEN...............2,023 2,023 18:34 -0,22

Brasil tem 8 celulares para cada 10 habitantes

De cada 10 brasileiros, oito possuem telefone celular. A teledensidade, indicador usado internacionalmente para calcular o número de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitantes, atingiu o índice de 80,56, registrando crescimento de 0,78% em relação a fevereiro, quando era de 79,94. O Distrito Federal lidera o ranking no Brasil, com média de 1,43 telefone por morador.

Os números estão disponíveis no portal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e demonstram o salto no consumo de aparelhos de telefonia móvel no País. Ao todo, existem no país 153.673.139 de assinantes no Serviço Móvel Pessoal (SMP), com 1.308.153 novas habilitações ¿ ou crescimento de 0,86% apenas em março de 2009. De todos os celulares brasileiros, 81,61% são pré-pagos e 18,39% pós-pagos.

Em segundo lugar no ranking, está o Rio de Janeiro, que subiu de 97,87 para 98,33 em teledensidade. Em terceiro vem o Mato Grosso do Sul, com índice de 96,34. Especificamente no mês de março, os maiores crescimentos da teledensidade foram registrados no Maranhão, Amapá, Amazonas, Alagoas e Pará.

Entre as regiões brasileiras, o Centro-Oeste é líder, com teledensidade de 97,65. Em seguida vem o Sudeste, com índice de 92,00, o Sul, com 85,10, o Nordeste, que tem 62,10, e o Norte, que soma 61,99.

Brasil tem um PC para cada três habitantes

A "20ª Pesquisa Anual do Uso de Informática", elaborada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas e divulgada nesta terça-feira, mostrou um aumento de 16% na venda de computadores no País entre 2007 e 2008 (quando foram comercializados 12,2 milhões de máquinas). O Brasil tem hoje em torno de 60 milhões de computadores domésticos e corporativos - o que equivale a um PC para cada três habitantes. A previsão é de que em 2012 o País tenha 100 milhões de computadores em uso.

A pesquisa também fez um levantamento junto a 2 mil empresas - 60% delas estão as 500 maiores do Brasil - para mostrar características dos computadores utilizados.

O estudo apontou que o Windows é o sistema operacional mais usado, com alguma de suas versões presente em 97% das máquinas - Unix e outros sistemas respondem pelo restante. A Microsoft se destaca de novo com o Office. Segundo a pesquisa, a suíte de aplicativos para escritório, em alguma de suas versões, está em 92% dos computadores corporativos.

Já são 119 os casos confirmados da gripe no Chile

O número de afetados pela gripe suína no Chile subiu para 119, dos quais um é considerado grave, após a confirmação de 33 novas ocorrências por parte do Governo chileno.

O caso considerado grave corresponde a uma mulher de 32 anos que foi transferida a um centro médico de Santiago.

O ministro da Saúde chileno, Álvaro Erazo, disse que o rápido aumento de ocorrências da gripe no país se deve ao bom funcionamento dos métodos de detecção do vírus da doença e pediu calma à população.

"Este não é o vírus de três semanas atrás, o cenário mudou", afirmou o ministro.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Parlamento japonês condena teste nuclear norte-coreano

A Câmara Alta da Dieta (Parlamento) japonesa aprovou, nesta quarta-feira (hora local), uma resolução que condena o teste nuclear da Coréia do Norte. O texto assinala o teste dificulta "a erradicação das armas nucleares" e instou o regime comunista a se esforçar para conseguir a desnuclearização da península.

Segundo a agência Kyodo, ontem a Câmara Baixa aprovou um documento similar. Já o Senado japonês, controlado pelo opositor Partido Democrático (PD), considerou que "os repetidos testes nucleares (da Coréia do Norte) apresentam um grave desafio ao regime internacional de não-proliferação".

Na última segunda-feira, a Coréia do Norte realizou seu segundo teste nuclear (o primeiro foi em outubro de 2006). No mesmo dia, o Conselho de Segurança da ONU respondeu com uma condenação unânime e o aviso de que avaliará uma nova resolução.

Remédio contra câncer apaga impressão digital, dizem médicos

Um medicamento usado no tratamento contra o câncer apaga as impressões digitais dos pacientes e esse efeito se transformou em um problema para as autoridades de imigração dos Estados Unidos. Uma carta de um médico publicada nesta terça-feira pela revista Annals of Oncology revela que um desses pacientes foi retido em um posto de imigração fronteiriça porque não tinha impressões digitais.

O homem tem metástase no pescoço e na cabeça, mas respondeu bem à quimioterapia, baseada principalmente em um composto identificado como Capecitabine. Eng-Huat Tan, do Departamento Nacional de Oncologia do Centro Nacional do Câncer, em Cingapura, recomendou que os pacientes que usem Capecitabine levem consigo uma carta do médico que certifique o uso do remédio quando chegarem aos Estados Unidos.


O Capecitabine é um remédio antimetabólico usado para tratar vários tipos de câncer e um de seus efeitos é a inflamação crônica da planta dos pés e da palma das mãos. Como resultado, ocorrem desprendimentos da pele, hemorragias, úlceras e marcas, e "com o tempo isso leva ao desaparecimento das impressões dos dedos", afirmou Tan.


O oncologista contou que, em dezembro de 2008, um dos pacientes que estava há três anos sob o tratamento de Capecitabine chegou aos Estados Unidos para visitar parentes. "Ficou detido durante quatro horas porque os agentes de imigração não podiam detectar suas impressões digitais", afirmou.


Por fim, o homem, procedente da Ásia, recebeu permissão para entrar no país quando as autoridades de imigração constataram que não constituía uma ameaça para a segurança.

CS da ONU negocia resolução contra Coréia do Norte


O Conselho de Segurança (CS) da ONU começou nesta terça-feira a negociar um projeto de resolução que responda de maneira "firme" ao teste nuclear realizado pela Coréia do Norte, o qual considera uma violação da legalidade internacional.

Representantes dos 15 membros do principal órgão se reuniram na sede das Nações Unidas por duas horas para discutir o conteúdo do documento. "Posso dizer que há consenso sobre a necessidade de adotar uma mensagem firme e forte em forma de resolução", disse o embaixador do Japão perante a ONU, Yukio Takasu, ao fim do encontro.

O diplomata não quis dar detalhes sobre o conteúdo do projeto de resolução, que poderia incluir novas sanções contra o regime norte-coreano. "Seria inadequado que revelasse o que se propôs, mas é evidente que é necessário lançar uma mensagem clara e firme", acrescentou.

Por sua vez, a embaixadora dos Estados Unidos, Susan Rice, avaliou a reunião realizada hoje como "produtiva" em relação aos elementos que poderia conter o projeto de resolução. "São conversas sérias e concretas, que são somente um primeiro passo. Nossas conversas e deliberações levarão tempo, porque falamos de assuntos complicados que requerem considerações cuidadosas", esclareceu.

Rice ressaltou que os integrantes do CS compartilham uma mesma vontade neste caso, que é deixar evidente "de forma muito clara e inequívoca que as ações da Coréia do Norte entram em choque com os interesses regionais de paz e segurança".

Fontes diplomáticas disseram à Agência Efe que a dificuldade que os membros do Conselho enfrentam é como alcançar um equilíbrio entre redigir uma resolução "dura" contra Pyongyang, mas que não impeça que o regime comunista retorne ao diálogo. "O que não se quer é encurralar os coreanos", disseram.