quarta-feira, 1 de abril de 2009

MEC apresenta novo modelo de vestibular para federais

O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou nesta terça-feira, em Brasília (DF), o novo modelo de ingresso às universidades federais do País que prevê a utilização do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta, que pretende substituir os atuais vestibulares por uma avaliação única, foi encaminhada à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). As informações são do site do Ministério da Educação (MEC).

A unificação do processo seletivo a partir da reestruturação do Enem tem o objetivo de estimular a capacidade crítica dos estudantes e a conseqüente reorientação dos currículos do ensino médio.

De acordo com o ministro, entre as vantagens do novo modelo estão a possibilidade de descentralizar os exames seletivos, democratizar o acesso às universidades, aumentar a mobilidade estudantil e reorientar o currículo do ensino médio para que o aluno passe a compreender e analisar mais profundamente o conteúdo estudado.

O ministro adiantou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem condições de reformular o Enem ainda este ano. Na próxima terça-feira, os dirigentes universitários devem se manifestar sobre o assunto. As instituições de ensino superior privadas e estaduais também podem aderir ao sistema.

Nova prova
A proposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é reformular o Enem para que o exame seja comparável no tempo, abrangendo todo o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além da redação.

Os estudantes poderão concorrer com a nota de uma única prova em processos seletivos de instituições diferentes, inclusive, em anos diferentes, porque o teste poderá ser comparado ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário