terça-feira, 2 de junho de 2009

Busca em área indicada pela TAM não encontra Airbus, diz FAB


Buscas realizadas por um navio mercante em uma área onde uma tripulação da TAM afirmou ter visto "focos luminosos" não encontraram indícios do Airbus que fazia o vôo AF 447 da Air France, desaparecido no domingo quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, informou a Força Aérea Brasileira (FAB). "O navio mercante Douce France realizou padrão de busca 'quadrado crescente' na área reportada pelo avião da TAM, sem identificar qualquer vestígio do vôo AF 447", afirmou a Força Aérea em nota na madrugada desta terça-feira.

Mais cedo, a FAB e a TAM informaram que tripulantes de um avião da companhia que chegou ao País na segunda-feira avistaram "focos luminosos em alto mar" na rota entre a Europa e o Brasil, quando iam no sentido inverso do da aeronave da Air France que desapareceu com 228 pessoas a bordo.

Segundo a FAB, as autoridades brasileiras repassaram as informações dadas pela tripulação da TAM aos órgãos de busca senegaleses, já que esses "focos" teriam sido avistados em área de espaço aéreo de Dacar, a cerca de 1,3 mil km de Fernando de Noronha (PE).

A notícia sobre os focos luminosos foi dada no início da noite pelo presidente em exercício José Alencar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, onde ele foi prestar solidariedade a familiares das pessoas que estavam a bordo do vôo AF 447. Alencar afirmou ter ido ao Galeão a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial a El Salvador onde acompanhou a posse de Mauricio Funes como presidente daquele país. A programação de Lula inclui ainda visitas a Guatemala e Costa Rica.

"Ele (Lula) falou que seu eu não pudesse vir (ao Galeão), ele voltaria (de viagem)", disse Alencar, que recentemente retornou de uma viagem dos Estados Unidos onde passou por um tratamento de um câncer. "Ele vai prosseguir em viagem para cumprir compromissos importantes para o nosso país", acrescentou.

Segundo informações da Air France, 58 brasileiros estavam a bordo do vôo AF 447.

Nenhum comentário:

Postar um comentário