terça-feira, 2 de junho de 2009

Coréia do Sul posiciona navio com mísseis no Mar Ocidental

A Coréia do Sul posicionou nesta terça-feira seu primeiro navio de alta velocidade equipado com mísseis para reforçar sua capacidade de defesa naval na fronteira marítima do Mar Ocidental (Mar Amarelo) com a Coréia do Norte, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O desdobramento da embarcação acontece em um momento especial da escalada da tensão no Mar Ocidental, após a Coréia do Norte afirmar na semana passada que não se considera ligada ao armistício em vigor desde 1953 entre as duas nações.

Pyongyang, que também ameaçou perpetrar um possível choque militar com a Coréia do Sul, considera que a linha de demarcação marítima entre os dois países deveria estar situada mais ao sul.

As duas Coréias protagonizaram conflitos armados no Mar Ocidental (Mar Amarelo) em 1999 e em 2002, que deixaram dúzias de mortos nos dois lados. O navio desdobrado por Seul está equipado com mísseis capazes de atingir alvos em um máximo de 140 km de distância, e tem um canhão de 40 milímetros capaz de disparar até 600 balas por minuto, segundo um comunicado da Marinha sul-coreana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário