terça-feira, 21 de julho de 2009

Google Moon leva a uma viagem em 3D pela Lua

Como uma homenagem aos 40 anos da chegada do homem à Lua, comemorada nesta segunda-feira, o Google anunciou um novo recurso, integrante da versão 5.0 do Google Earth, que permite explorar a paisagem lunar. O Google Moon tem como objetivo oferecer mais informações sobre a Lua em uma viagem em 3D.
Funcionando como um atlas interativo, com acervo formado a partir dos dados capturados pelo altímetro a laser Kaguya, o Google Moon permite que o internauta faça passeios guiados pelos astronautas Buzz Aldrin (da missão Apollo 11) e Jack Smith (Apollo 17).

Fotos panorâmicas de alta resolução e gravações que nunca haviam sido divulgadas de imagens da superfície lunar integram o novo recurso. Outro destaque são as "viagens conceituais", criadas pelas equipes que participam do Google Lunar X-Prize, a competição internacional que vai premiar com US$ 30 milhões a equipe que conseguir pousar um robô na Lua, fazer com que ele viaje 500 metros e mande imagens e dados para a Terra.

"Estamos fornecendo acesso sem precedentes a uma apresentação interativa em 3D das missões Apollo para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo", disse Michael Weiss-Malik, gerente do produto no Google, em comunicado da empresa.

O Google Moon resulta do acordo firmado entre o Google e a Nasa, em 2006. "O anúncio de hoje torna ainda mais ampla a relação entre o Google e o Centro de pesquisa Ames da NASA", disse S. Pete Worden, diretor da agência espacial americana.

Para acessar o Google Moon, é preciso abrir o Google Earth 5.0 e alterar o modo de "Earth" (Terra) para "Moon" (Lua) na barra de ferramentas, na parte superior da tela. O Google Earth 5.0 pode ser baixado do site http://earth.google.com.br/moon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário