terça-feira, 21 de julho de 2009

Aluguel que vence em agosto pode ficar mais barato

Inquilinos com contratos que vencem em agosto, e com correção pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), podem ter o valor do aluguel reduzido. Isto deve ocorrer se a tendência de deflação do indicador se mantiver em julho, conforme previsto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na primeira e segunda prévias deste mês, a taxa teve variação negativa (deflação) e com o resultado apresentou queda no acumulado dos últimos 12 meses.

De acordo com o Secovi-Rio, o reajuste do aluguel deve respeitar a variação do índice escolhido - o mais utilizado nos contratos de aluguel é exatamente o IGP-M dos 12 meses anteriores. E ele deve ser respeitado pelos proprietários - tendo alta ou baixa no período.

O sindicato patronal explica que os contratos indexados pelo IGP-M tiveram queda em maio de 2006, quando o indicador teve queda de 0,92% no acumulado de um ano. Ainda segundo o Secovi, no Rio de Janeiro, cerca de 85% dos contratos são reajustados pelo IGP-M, 10% pelo IGP-DI e o restante por outros índices.

Assim, caso a tendência de variação negativa do indicador se mantenha em julho, a maioria dos contratos de aluguel com vencimento em agosto devem ter os valores reduzidos. Por exemplo, um contrato no valor de R$ 700 deve cair para R$ 696,43, se aplicada a variação dos últimos 12 meses informada na segunda prévia de julho (-0,51%).

Para os contratos que terão reajuste em julho (que levam em consideração o indicador até junho) a variação é positiva de 1,52%. A maioria dos locadores adotam o IGP-M como indexador dos contratos porque o índice avalia os preços do mercado. Entre seus componentes estão os preços por atacado (IPA), os preços ao consumidor (IPC) e os custos da construção (INCC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário