segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Primeira premiê gay da história assume poder na Islândia


Os partidos políticos da Islândia chegaram a um acordo que levará ao cargo de premiê uma mulher pela primeira vez na história do país. Além disso, ao assumir a cadeira neste domingo, Johanna Sigurdardottir, 66 anos, é a primeira líder mundial assumidamente gay, informou a CNN.

Johanna, que entrou na política depois de ter feito carreira como comissária de bordo, já foi ministra dos Assuntos Sociais da Islândia. Além disso, é mãe de dois filhos e casada com a escritora islandesa Jonina Leosdottir. Johanna apresenta uma longa história nas políticas liberais da Islândia.

Ela tem lutado pelo bem e igualdade de minorias como mulheres, idosos, pobres, deficientes e imigrantes. Agora, assumirá o país em uma de suas mais graves crises da história. Após a falência do sistema financeiro islandês em função da crise econômica mundial, o país teve de pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional.

Embora as eleições só estivessem previstas para maio, o atual primeiro-ministro, Geir Haarde, anunciou que irá deixar o cargo devido à descoberta de um tumor maligno em seu esôfago no início desta semana. Esta pequena nação do Atlântico Norte foi a primeira a eleger uma mulher como chefe de Estado quando Vigdís Finnbogadóttir se tornou a 4ª presidente do país, em 1980.

Em 2006, os alemães debateram profundamente se estavam preparados para ter seu primeiro líder gay, após Klaus Wowereit, 55 anos, ter abraçado com orgulho seu namorado em frente às câmeras. Já os franceses enfrentaram a questão em 2001, quando Bertrand Delanoë, 59 anos, o primeiro político gay assumido se tornou o prefeito de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário