segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Em Davos, Fórum Econômico pede ação conjunta contra crise

No último dia de evento, o conselho do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, anunciou neste domingo uma mensagem aos líderes mundiais de empresas e governos para que se chegue a uma medida conjunta para enfrentar a crise. "Desafios globais exigem soluções globais" foi a mensagem deixada no plenário de encerramento da reunião, em um pedido de ações coordenadas para que as economias voltem a crescer.

"Temos que discutir todas as questões simultaneamente e não se esquecer de nenhuma delas, como mudanças climáticas. Precisamos envolver todos os líderes da sociedade global nesse processo, para que eles se sintam responsáveis. Acima de tudo, precisamos restaurar a confiança em nossos sistemas", afirmou Klaus Schwab, fundador do Fórum de Davos.

Durante os cinco dias da reunião anual, participantes discutiram questões como apoiar governos e instituições governamentais, como o G20; começar um processo para desenvolver modos de reestruturar a cooperação internacional; e restaurar a confiança no futuro.

Apesar do pedido de otimismo, os participantes do plenário de encerramento do Fórum de Davos afirmaram que a piora da economia mundial - com aumento do desemprego, queda na venda de residências, falência de empresas e pobreza - está apenas começando a ser sentida.

"Agora é o momento de vermos líderes corajosos no G20", disse Maria Ramos, chefe-executiva da Transnet e organizadora do Fórum. "O tempo de palavras acabou, este é o momento de implementação e ações. Se voltarmos em seis meses ou um ano e ainda estivermos falando as mesmas coisas, nós teremos falhado".

Schwab alertou os participantes a não elevarem suas expectativas sobre o encontro do G20 em abril, em Londres, já que líderes devem focar a próxima reunião em respostas técnicas e imediatas à crise financeira. "Precisamos redesenhar nossos sistemas de um modo proativo, colaborativo", disse ele. "Temos que trabalhar juntos", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário