quarta-feira, 1 de julho de 2009

"Roda de mate" pode propagar gripe, dizem médicos argentinos

A tradicional "roda de mate" pode ajudar a disseminar o vírus da gripe suína, informaram médicos consultados pelo Terra Argentina, nesta terça-feira. O ato de compartilhar a bebida, tradicional em muitos países da América Latina e no sul do Brasil, deve ser evitado, segundo os especialistas.

Tanto o médico da Fundação do Centro de Estudos Infectológicos, Roberto Debbag, como o presidente da Sociedade Argentina de Infectologia, Pablo Bonvehí, afirmaram que não é recomendável compartilhar o mate com uma pessoa com sintomas de gripe.

"Acreditamos que a propagação deste vírus está ocorrendo da mesma forma que se propaga a influenza comum. Esses vírus geralmente se disseminam de pessoa para pessoa, através de tosses ou espirros. Há ainda o risco de tocar em algum local contaminado e, em seguida, colocar as mãos na boca ou nariz", disse o médico Stamboulian.

Também nesta terça-feira, o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, declarou emergência sanitária para tentar deter a disseminação do vírus de gripe H1N1. Segundo o Ministério da Saúde do país, 26 pessoas morreram vítimas da doença, o que faz da Argentina o terceiro país com mais mortes decorrentes da gripe suína, atrás de México e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário