quinta-feira, 2 de julho de 2009

Petrobras fecha parceria para criar tecnologia ao pré-sal

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira um acordo com a empresa americana Baker Hughes para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o pré-sal brasileiro. A companhia dos Estados Unidos é fornecedora de equipamentos, serviços e softwares para a indústria de petróleo e gás.

A carteira de projetos resultará na implantação, em 2010, do Centro de Tecnologias do Rio (RTC), a ser instalado no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão.

O RTC funcionará como um polo de desenvolvimento e aplicação de tecnologias e atuará nas áreas de caracterização de reservatórios, otimização da perfuração, completação de poços e produção.

De acordo com o vice-presidente da Baker para o Brasil, o foco do trabalho a ser desenvolvido estará voltado para a redução de custos de construção e avaliação de poços em águas profundas e para a otimização da produção e do fator de recuperação dos reservatórios, com a gradativa evolução do conhecimento das acumulações do pré-sal.

O investimento estimado para os próximos quatro anos será de R$ 32 milhões para a Petrobras e de R$ 56 milhões para a Baker Hughes. A iniciativa prevê, também, o envolvimento das universidades Unicamp (Campinas), PUC (Rio), UFRJ (Rio) e Uenf (Macaé), que atuarão em parceria com as duas empresas.

Segundo o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, "a Baker já é uma parceira antiga da Petrobras e vem, ao longo dos anos, aperfeiçoando cada vez mais seu aparato tecnológico tendo em vista a superação dos novos desafios que se impõem. No futuro, veremos que esse é um dia histórico por ter iniciado uma nova parceria entre a Petrobras e a Baker".

Nenhum comentário:

Postar um comentário