quinta-feira, 9 de abril de 2009

Vendas de carros na China superam EUA pelo 3º mês

As vendas de automóveis na China superaram a marca de um milhão em março, pelo terceiro mês consecutivo acima das dos Estados Unidos, que no primeiro trimestre do ano chegaram a 2,2 milhões de unidades, como informou nesta quarta-feira a imprensa local.

"As 14 maiores fabricantes venderam 1,03 milhão de veículos na China no mês passado, o que representa entre 90% e 91% do mercado total", diz Chen Bin, diretor-geral do Departamento de Indústria da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, principal órgão econômico do país.

Com esse ritmo de vendas, os chineses acreditam que o fechamento do primeiro trimestre mostrará vendas superiores às dos EUA, como informa o jornal oficial China Daily.

Segundo especialistas, o mercado automotivo chinês é um dos que têm um maior potencial em meio à crise global, graças às políticas de estímulo aplicadas pelo Governo nesse e em outros setores.

Em 2009, o governo chinês reduziu pela metade os impostos a vendas de veículos pequenos e anunciou um subsídio de 5 bilhões de iuanes (US$ 731 milhões) para financiar o consumo de carros.

A medida é aplicada depois que as vendas de veículos do ano passado no país asiático crescessem ao nível mais baixo em uma década, 6,7%, para 9,38 milhões de unidades.

Como consequência da aplicação do plano de estímulo, as vendas se recuperaram no primeiro trimestre do ano até ficarem acima do maior mercado do mundo, o americano, duramente atingido pela crise.

Analistas do setor citados pelo jornal assinalam que é provável que este ano as vendas de automóveis na China superem pela primeira vez as 10 milhões de unidades, acima do setor americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário