quinta-feira, 9 de abril de 2009

Álcool emite 73% menos CO2 do que gasolina

Estudo desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia, em Seropédica, no Rio, demonstra que a substituição da gasolina pelo etanol de cana-de-açúcar pode reduzir em 73% as emissões de CO2 na atmosfera. No trabalho, os pesquisadores avaliaram a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) produzida em cada etapa de processamento do etanol e da gasolina.

O trabalho dos pesquisadores da Embrapa se baseou no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Todo o processo relativo à produção foi avaliado, o que inclui a emissão de gases na fabricação do etanol, na aplicação de fertilizantes no campo, na construção da usina de álcool, na fabricação de máquinas e tratores, entre outros. O mesmo procedimento foi adotado em relação à gasolina.

Em outra etapa do estudo, os pesquisadores avaliaram um carro movido a gasolina em um percurso de 100 quilômetros e as emissões de CO2 no trajeto. Fazendo o mesmo trajeto, um veículo movido a álcool apresentou diminuição de 73% nas emissões. Em relação a um veículo movido a diesel, a redução foi de 68%. Ainda segundo o estudo, com a mecanização da colheita da cana, que vai eliminar a queima, as reduções podem chegar a 82% (comparação com gasolina) e 78% (diesel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário