quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vendas da GM, Ford e Chrysler voltam a despencar nos EUA

As montadoras Ford, General Motors (GM), Chrysler e Toyota voltaram a apresentar fortes quedas nas vendas, em março, nos Estados Unidos, segundo divulgaram as empresas nesta quarta-feira. O grupo GM registrou a maior queda, de 45%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram comercializadas 156.380 unidades, segundo cifras publicadas nesta quarta-feira.

A Ford Motor anunciou que suas vendas caíram 40,9% em março, em relação ao mesmo mês do ano passado, mas aumentaram nitidamente em relação a fevereiro, nos Estados Unidos.

No entanto, o fabricante americano também afirmou que o número de março representa um aumento de 30% a respeito das vendas de fevereiro e que sua fração de mercado entre particulares aumentou durante o mês passado.

A montadora Ford estimou que sua fração de mercado entre particulares não tinha sido tão elevada desde dezembro de 2006.

Embora a Ford não tenha revelado qual é sua fração de mercado, o fabricante americano afirmou que as vendas a particulares aumentaram 34% em março, comparadas às de fevereiro, enquanto as de frota subiram 22%.

Durante o primeiro trimestre do ano, a Ford produziu 349 mil veículos na América do Norte, cerca de 26 mil a menos que o previsto. O estoque de automóveis ficou em 408 mil unidades, 27% a menos que há um ano.

Jim Farley, vice-presidente de Marketing e Comunicações da Ford, afirmou, em comunicado, que "alinhar a produção e estoque com a demanda é o elemento-chave de nossa estratégia para fortalecer a marca e melhorar o valor para os clientes".

Por marcas, a Ford vendeu 109,49 mil unidades (uma queda de 41,7%); a Lincoln, 7,31 mil (33% a menos) e a Mercury, 8,307 mil (42% de redução).

Além disso, a marca sueca Volvo registrou vendas de 6,358 mil unidades, o que representa uma redução da demanda de 31,4%. A Ford está considerando a venda da Volvo para se concentrar em suas outras três marcas.

O construtor Chrysler anunciou um retrocesso de 39% em suas vendas nos Estados Unidos em março, em relação ao mesmo mês de 2008, mas destacou que pela primeira vez, desde setembro, superou a barreira simbólica das 100 mil unidades entregues em um mês.

O fabricante Toyota também divulgou um relatório sobre a queda de suas vendas em março nos Estados Unidos.

Foram comercializados 132.802 veículos pelas divisões Toyota e Lexus, o que corresponde a 36,6% a menos em comparação com o mesmo mês do ano passado. O grupo registrou, no entanto, um aumento de 16,3% nas vendas, em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário