quinta-feira, 2 de abril de 2009

Frigorífico Independência demite mais 1,4 mil funcionários

O frigorífico Independência, que passa por um forte processo de ajuste para tentar sobreviver à queda na demanda e ao aperto do crédito, anunciou nesta quarta-feira o fechamento de mais três unidades, duas delas no Estado de São Paulo e outra no Mato Grosso, e a demissão de 1,4 mil pessoas.

A companhia, que já foi uma das maiores do setor de carne bovina no Brasil, pediu recuperação judicial no Brasil e nos Estados Unidos no início do mês passado, a exemplo do que já fizeram outras companhias no setor.

"O Independência gostaria de comunicar que hoje (quarta-feira) ... está continuando o ajuste de suas operações, através do fechamento de sua unidade de abate e desossa em Nova Xavantina (MT), da unidade de desossa em Presidente Venceslau (SP) e do centro de distribuição em Itupeva (SP)", informou a empresa em comunicado.

"Os fechamentos... são parte de um programa em andamento de ajuste das operações à realidade do mercado, que foi severamente impactado pela menor demanda internacional, pelo excesso de oferta de carne, tanto no mercado doméstico como nas exportações, e pela quedo nos preços de venda, que fez com que as operações apresentassem uma margem bruta negativa de dois dígitos nos últimos meses", acrescentou.

Desde que começou sua reestruturação, a companhia já fechou oito instalações industriais em vários Estados brasileiros, do total de 23 que operava, dispensando 6,2 mil pessoas.

A empresa, que também pediu recuperação judicial nos EUA porque realizou emissões de bônus no mercado internacional, informou nos documentos enviados à Justiça que sua dívida total chega a US$ 1,2 bilhão.

Várias empresas do setor agroindustrial brasileiro, que operavam com alavancagem elevada, foram surpreendidas pela escassez de crédito e pela queda da demanda, resultantes da crise financeira global. Muitas delas recorreram a recuperação judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário