quinta-feira, 2 de abril de 2009

Só 7,8% dos veículos mais poluentes fazem inspeção


Só 7,8% dos veículos mais poluentes de São Paulo responderam até agora à convocação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para fazer a inspeção. Apenas 3 fizeram a inspeção e foram reprovados. Outros 14 estão agendados.

Os proprietários dos 201 veículos que não comparecerem no prazo terão o licenciamento bloqueado. Os resultados servirão de parâmetro para definir com o Detran e a Secretaria de Segurança a solução do problema para que a inspeção consiga atingir a totalidade da frota em 2010.

Esses veículos ainda não estão incluídos no calendário de inspeção obrigatória, que só vai abranger todo a frota no ano que vem. Os convocados são veículos que foram detectados por equipamento especial poluindo muito acima do tolerável. São fotografados diariamente de 4 mil a 5 mil veículos.

A fiscalização é feita por uma van colocada em pontos diferentes da cidade a cada semana. O equipamento mede as emissões dos veículos em movimento com tecnologia de raios ultravioletas e ultravermelhos, além de fotografar a placa dos carros. O resultado é analisado e são então revelados os veículos mais poluentes, sendo convocados via carta a realizar a inspeção.

Prefeitura de São Paulo já enviou 218 cartas de convocação, 68 delas na semana passada (confira as placas abaixo). A inspeção deve ser realizada até 30 dias a contar do recebimento da carta. O proprietário notificado deve entrar no site www.controlar.com.br, imprimir o boleto bancário, pagar a tarifa de R$ 52,73 e, depois de três dias, agendar a inspeção pelo site ou pelo telefone (11) 3545-6868.

A inspeção veicular ambiental passou a ser obrigatória para toda a frota a diesel registrada na cidade. Este ano, fazem a inspeção, além dos veículos a diesel, motos de qualquer ano de fabricação e os carros movidos a álcool, gás, gasolina e flex registrados entre 2003 e 2008. No ano que vem, a totalidade da frota será obrigada a fazer a inspeção.

A prefeitura informa que há um alto índice de informalidade na frota mais antiga registrada na cidade, cerca de 30%, ou seja, veículos não licenciados, em endereço desconhecido, que não pagam multas, etc. Por isso, os carros mais antigos foram deixados para a fase final, embora a fiscalização viária venha notificando exatamente essa frota anterior a 2003.

Os combustíveis para veículos (diesel e gasolina) são diretamente responsáveis por quase 70% das emissões de gases em São Paulo que provocam o aquecimento global e as mudanças climáticas que já se fazem sentir em todo o mundo. E a poluição causa ou acelera a morte de 20 pessoas por dia na cidade. Os resultados do primeiro mês do Programa de Inspeção Veicular Ambiental realizado na cidade não são animadores. Mesmo restrito ainda aos carros mais novos, a inspeção reprovou 18% dos 39.117 analisados.

Se esse número for projetado para a frota paulistana de 6 milhões de veículos, significa que mais de 1 milhão de estão emitindo mais poluentes do que permitido. Mas, para especialistas, esse número deverá ser ainda maior, já que os veículos mais velhos, fabricados antes de 2003, ainda não estão sendo inspecionados.

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