quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mapa virtual erra localização de crimes nos EUA

A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos utiliza o site LAPD Crime Maps para mapear os crimes que acontecem em sua área. Porém, um erro grave encontrado no serviço está causando confusão e dados errados. O LAPD Crime Maps apresenta mapas virtuais que são atualizados com os últimos crimes da cidade. O serviço é visitado por um público entre 4 e 7 milhões de pessoas mensalmente, que procuram saber quais desses crimes acontecem em sua área de residência.

O site Los Angeles Times foi o primeiro a noticiar o erro, por ter sido também o primeiro a perceber o problema, antes mesmo da própria polícia, ao tentar inserir os dados dele em seu site. O problema se trata de um erro de código que interfere na inserção de dados geográficos, no processo de converter endereços em pontos no mapa.

Sendo assim, os quarteirões próximos à delegacia de Los Angeles e à sede do site LA Times possuem uma taxa de crime que corresponde a 4% dos crimes de toda a cidade. Foram 1380 crimes em seis meses, uma média de 8 por dia, de acordo com o site CNET.

Os crimes listados realmente ocorreram, mas não no local onde estão apresentados, e sim, espalhados por outras áreas da cidade. Antes do aviso do site de notícias, a polícia de Los Angeles não fazia idéia do problema que afetava seu sistema, que foi produzido pela empresa Lightray Productions ao custo de US$ 362 mil.

Outros erros de localização também estão presentes no mapa virtual, devido aos mesmos problemas de código. Alguns crimes são até mesmo mostrados em regiões longe dos limites da cidade, em outros locais dos Estados Unidos e até mesmo na África.

"Grande parte dos dados espaciais são imprecisos", disse Paul Zandbergen, professor de geografia da Universidade do Novo México, que estuda a qualidade dos mapar virtuais. "É muito mais fácil chegarmos ao 'vamos construir e não vamos nos preocupar com a qualidade'. E é essa que tem sido a moda desde que começamos a desenvolver mapas online", completou.

"Estamos oferecendo um serviço à comunidade que esperamos que possa ser útil", declarou Mary Grady, porta-voz do departamento de polícia de Los Angeles. "Não é perfeito. Fazemos o melhor que podemos com o software que temos disponível", disse.

A empresa prometeu consertar o erro, mas não há previsão de entrega da correção. O site LAPD Crime Maps pode ser acessado pelo endereço www.lapdcrimemaps.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário