quarta-feira, 8 de abril de 2009

Intel lança nova família de chips Xeon mirando servidores


A Intel lançou sua mais nova e poderosa família de microprocessadores, a Xeon, anunciando mais de 70 clientes para um chip que oferece maior eficiência energética e tem por alvo o movimentado mercado de servidores.

A maior fabricante mundial de chips anunciou seu chip Xeon para servidores e estações de trabalho nesta segunda-feira. O Xeon é baseado no design "Nehalem", uma tecnologia que está incorporada ao Mac Pro, da Apple, desde janeiro.

Analistas disseram que os novos processadores podem ajudar a empresa a cimentar sua posição no momento em que a Cisco se prepara para entrar no mercado e uma potencial reorganização parece provável, dadas as informações quanto à possível aquisição da fabricante de servidores Sun Microsystems pela IBM.

"O setor de servidores é muito competitivo", disse Douglas Davis, vice-presidente do grupo empresarial digital e gerente geral do grupo de comunicações e sistemas integrados da Intel. O Xeon "vai conduzir um conjunto de requisitos para a infra-estrutura das centrais de processamento".

Fabricantes e analistas dizem que uma das próximas batalhas no setor de chips gira em torno da quantidade de energia necessária a operar centrais de processamento. Um chip que apresente melhor desempenho sem utilizar mais energia ou produzir mais calor seria essencial.

A Intel está projetando diversos microprocessadores com base no Nehalem, dirigidos a servidores, estações de trabalho, computadores pessoais e aparelhos móveis, com o Xeon dirigido a servidores.

A Dell e a Lenovo anunciaram servidores usando o novo chip na semana passada. Na segunda-feira, a Hewlett-Packard lançou sua nova linha Proliant de servidores usando processadores da série Xeon 5500, que segundo a Intel são capazes de ajustar o consumo de energia automaticamente em tempo real.

Outros usuários e aderentes da família Xeon incluirão as produtoras de software Oracle, Microsoft e SAP, segundo a Intel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário