terça-feira, 10 de março de 2009

Programa de satélite mostra base naval secreta britânica


Vistas aéreas de uma base naval secreta britânica estão no Google Earth, programa disponível gratuitamente na internet. De acordo com o site do jornal The Sun, o programa revela a latitude e a longitude da base em Faslane, na Escócia, e pode significar uma ameaça. Especialistas militares alertam que isso pode facilitar ataques terroristas à base, que abriga submarinos nucleares - a imagem mostra claramente dois submarinos Vanguard Class, cada um com capacidade de carregar 16 mísseis nucleares.

Um dos especialistas disse ao The Sun que "um ataque à nossa capacidade nuclear poderia causar uma devastação nunca vista, pois os terroristas poderiam saber exatamente para onde apontar". Assim como a Base Naval Clyde em Faslane, o programa também mostra claramente a área especial Trident, localizada a 16 km da base, onde são armazenadas as ogivas nucleares. E poderia ser usado também para localizar o quartal-general da Grã-Bretanha em Northwood, os escritórios do MI6 em Londres e locais de treinamento, alojamentos, escritórios e depósitos da Força Aérea Especial em Hereford.

Uma das fontes do The Sun afirmou: "devemos censurar locais militares sensíveis, não somente para proteção dos homens e mulheres, mas para a proteção do país." Militares de altas patentes estariam furiosos por tais locais poderem ser vistos por qualquer um, diz o Sun.

Dois anos atrás, o governo exigiu que o Google "borrasse" as imagens de bases britânicas no Iraque depois um terrorista em Basra ser capturado com um mapa do Google Earth mostrando a base árabe de Shatt Al, que abriga mil soldados. O Google também concordou em apagar a base Trident, o acampamento de treinos da Força Aérea Especial e outro centro sensível em Cheltenham, mas nas atualizações do programa as imagens se tornaram visíveis novamente.

Um porta-voz do Ministério da Defesa afirmou que se eles esforçam para manter a segurança das zonas militares de todo o Reino Unido. "Fazemos de tudo para proteger as bases, mas é impossível controlar todos os sites que fornecem imagens de satélite; se as pessoas estão realmente determinadas podem encontrar essas imagens e não há nada que possamos fazer para impedí-las". "Nós escutamos pedidos de governos, mas não comentamos os detalhes das discussões", disse um porta-voz do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário