quinta-feira, 19 de março de 2009

Discovery processa Amazon por patente de livro eletrônico

O grupo de mídia Discovery Communications processou a Amazon.com, acusando o Kindle, da companhia de varejo online, de infringir sua patente sobre tecnologia para livros eletrônicos. O processo, aberto na terça-feira em um tribunal federal norte-americano, representa novo revés para um aparelho observado com atenção mas que atraiu críticas das editoras, segundo as quais a Amazon está tentando evitar o pagamento de royalties.

O processo alega que a Amazon, nas duas versões do Kindle, infringiu um ou mais dos termos de uma patente conferida a John Hendricks, fundador da Discovery, em novembro de 2007. A patente trata de tecnologia de encriptação para a distribuição de livros digitais.

A Amazon lançou a segunda versão do leitor eletrônico no mês passado. O aparelho sem fio, vendido por US$ 359, vem sendo observado com atenção pelos adeptos da tecnologia e promovido pela gigante do varejo online como o futuro dos livros. O Kindle chegou ao mercado em novembro de 2007. Uma porta-voz da Amazon se recusou a comentar o processo.

A Discovery, que não é concorrente da Amazon e é mais conhecida pelo canal de TV a cabo Discovery, quer indenização e um royalty que compense "quaisquer futuras violações" da patente. A Discovery e seu fundador, Hendricks, "foram participantes significativos no desenvolvimento de conteúdo digital e serviços de distribuição nos anos de 1990", afirmou a empresa em comunicado. "O trabalho de Hendricks incluiu a invenção de um sistema seguro e cifrado para seleção, transmissão e venda de livros eletrônicos."

A Sony também vende um leitor portátil, mas uma porta-voz da Discovery se recusou a comentar se a tecnologia empregada pela empresa japonesa também poderia representar violação da tecnologia em questão.

O Kindle vem recebendo fortes críticas do setor editorial, segundo o qual a função de conversão de texto em fala do aparelho permite que os leitores ouçam os livros sem que os autores recebam os devidos royalties por essa forma de distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário