quinta-feira, 26 de março de 2009

América Latina entrará em recessão em 2009, diz FMI

A América Latina entrará em recessão em 2009, declarou nesta quarta-feira o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a região, Nicolás Eyzaguirre. As últimas perspectivas apontam para um retrocesso na economia mundial, e "isto será, basicamente, um padrão para os países da região (América Latina), cair no terreno negativo, mas não excessivamente", declarou Eyzaguirre.

O diretor do Fundo não deu um número concreto sobre o recuo na América Latina. O FMI estimou em janeiro passado que a América Latina poderia crescer 1,1% em 2009 e 3% em 2010.

Apesar do recuo, a América Latina deve sofrer menos se for comparada a Estados Unidos, Europa e Japão.

Eyzaguirre estimou que no G3 (México, Colômbia e Venezuela) pode haver um recuo de até 3%, e que outros países da região também vão registrar queda no PIB devido à crise mundial.

O diretor do FMI disse ainda que os mercados ainda não chegaram ao fundo do poço e não farão isso em um futuro próximo, e ressaltou a necessidade de medidas adicionais para sair desta "intensa crise".

"Os países que puderem deveriam tentar não cortar as medidas de estímulo fiscal em 2010", disse Nicolás Eyzaguirre, que afirmou que ainda não há luz no final do túnel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário