quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Responsabilidade socioambiental você sabe o que é? O que vamos fazer DIRETOR?

A Responsabilidade socioambiental é um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas que tem por objetivo providenciar a inclusão social (Responsabilidade Social) e o cuidado ou conservação ambiental (Responsabilidade Ambiental).

É adotado por empresas e escolas. As principais ações realizadas são: inclusão social, inclusão digital, coleta seletiva de lixo, educação ambiental, dentre outras.

Este tipo de prática ou política tem sido adotado desde a década de 1990 do século XX, entretanto a luta pela sociedade e principalmente pela natureza é mais antiga, por volta da década de 1920 do século XX.

O ápice da luta ambiental se deu por volta dos anos 70 quando organizações não governamentais ganharam força e influência no mundo.

Com a internacionalização do capital (globalização), o uso dos recursos naturais pelas empresas de maneira intensa e quase predatória, ou seja, sem a devida preocupação com os possíveis danos, foi fortemente combatida desde a década de 70 pelos movimentos ambientalistas. As empresas, no intuito de ganhar a confiança do novo público mundial (preocupado com a preservação e o possível esgotamento dos recursos naturais), procuraram se adaptar a essa nova tendência com programas de preservação ambiental - utilização consciente dos recursos naturais. Muitas buscam seguir as regras de qualidade idealizadas pelo programa I.S.O. 14000 e pelo Instituto Ethos.

Opinião

A responsabilidade socioambiental pode ser o diferencial de sua empresa, levando em conta que seu concorrente vai demorar para se adaptar a ela,ou pode ser um ponto fraco dele na qual sua empresa deve explorar, uma boa dica é fazer uma analise de SWOT detalhada sobre a reponsabilidade socioambiental de seu concorrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário