quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PIB dos países do G7 pode cair 2% em 2009, diz instituto

O Produto Interno Bruto (PIB) dos países do Grupo dos Sete (G7, que reúne as maiores economias do mundo) cairá entre 1% e 2% em 2009, no que será a maior recessão global desde a Segunda Guerra Mundial, apontou nessa terça-feira o Instituto Nacional de Pesquisa Econômica e Social (NIESR) do Reino Unido.

Segundo os dados desse centro de análise britânico, a economia mundial registrará um crescimento de 0,9% caso se leve em conta as repercussões do pacote de medidas de estimulo econômico aprovado pelo governo Barack Obama.

O NIESR assegura que, apesar dessas medidas, a maior economia do mundo terá contração de 1,5% no ano, e começará a se recuperar em 2010, com um crescimento próximo a 1%.

A organização diz que seus prognósticos pioraram nos últimos meses devido à queda do consumo global derivada da falta de crédito concedido por entidades financeiras.

Em relação à zona do euro, o instituto espera uma queda do PIB de 2% e assinala que Itália e Alemanha serão os dois países que terão pior desempenho este ano.

Para o Reino Unido, a organização espera uma contração de 2,5%, o que representaria "a maior queda em 60 anos".

O NIESR considera que a reação das principais economias do mundo perante a crise foi "lenta" e diz ainda que a resposta mais adequada continua sendo a de injetar capital nas entidades financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário