segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Philips irá cortar 6 mil empregos em todo mundo

A gigante holandesa da eletrônica Philips demitirá 6 mil pessoas em todo o mundo em 2009 em consequência da crise econômica mundial que afeta os resultados da empresa, anunciou nesta segunda-feira o presidente do grupo, Gerard Kleisterlee.

Esta reestruturação, cujo princípio havia sido anunciado no fim de de 2008, deve permitir ao grupo economizar 400 milhões de euros ao ano a partir do segundo semestre de 2009, de acordo com a empresa.

Todas as divisões da empresa serão afetadas pelo corte, segundo um porta-voz da Philips, que se recusou a divulgar detalhes do plano.

A Philips registrou prejuízo líquido de 186 milhões de euros (US$ 242 milhões) em 2008, depois de perdas de 1,47 bilhão de euros no quarto trimestre, provocadas principalmente pela reavaliação da unidade Lumileds, informou Kleisterlee ao apresentar os números anuais do grupo.

Em 2007, o grupo holandês registrou um lucro líquido de 4,16 bilhões de euros. A empresa atribui à crise econômica e à redução da demanda, especialmente no âmbito doméstico, a piora de seus resultados.

Trata-se da primeira vez em cinco anos que o gigante da eletrônica registra perdas trimestrais e o faz apesar de suas vendas no setor médico terem aumentado 9% entre outubro e dezembro, segundo indicou em comunicado.

"A evolução de nossos resultados trimestrais reflete a velocidade e ferocidade sem precedentes com as quais a economia desacelerou em 2008", declarou o presidente da Philips, Gérard Kleisterlee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário