segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Micro e pequenas empresas lideram exportações no Brasil

Espalhadas pelo território brasileiro, as micro e pequenas empresas têm um importante papel na economia nacional como geradores de emprego e renda. São elas as responsáveis por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 60% dos empregos formais no país, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo Aloísio Tupinambá Gomes Neto, assessor especial da Câmara de Comércio Exterior (Camex), as estatísticas da balança comercial brasileira confirmam esse cenário crescentemente positivo. “Em 2007, 23.537 estabelecimentos exportaram, representando aumento de 424 exportadores (+1,8%) na comparação com 2006. Desse total, as micro e pequenas empresas foram o grupo preponderante, com participação de 50,6% no total, correspondendo a 11.919 empresas”, explica.

Tupinambá afirma ainda que os desafios mais evidentes se relacionam à necessidade de contínua e crescente ampliação da competitividade dessas empresas. “Isso tem relação direta com os fundamentais aspectos do aprimoramento e da constante inovação tecnológica aportados pelo Progex [Programa de Apoio à Exportação] do IPT", enfatiza. Criado em 1999, o Programa tem a finalidade de prestar assistência tecnológica às micro, pequenas e médias empresas que pretendem ser exportadoras, ou àquelas que desejam melhorar o desempenho no mercado externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário