quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Israel bombardeia túneis na divisa entre Gaza e Egito

Um ataque aéreo israelense alvejou túneis usados por contrabandistas de bens e armas ao longo da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito na noite desta terça-feira, disseram moradores da cidade de Rafah e autoridades de segurança do Hamas.

Moradores dessa cidade na Faixa de Gaza começaram a fugir de suas casas em pânico, enquanto aeronaves atacaram por três vezes antes do amanhecer, disseram autoridades do Hamas. Não havia notícias de mortos ou feridos.

O bombardeio ocorreu como uma aparente resposta ao ataque nesta terça-feira por militantes de Gaza contra um veículo militar israelense, atingido por uma bomba enquanto patrulhava a fronteira de Gaza. Um soldado morreu e outros três ficaram feridos.

Pouco depois, um ataque aéreo matou um palestino em uma motocicleta, mas o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, disse mais tarde que essa era apenas uma reação inicial e que uma resposta integral ainda estava por vir, segundo jornais israelenses.

As forças armadas israelenses disseram que suas aeronaves atingiram um grande número de túneis durante a ofensiva de 22 dias na Faixa de Gaza, encerrada há pouco mais de uma semana e que matou 1,3 mil palestinos e 13 israelenses.

Israel começou seu ataque a Gaza, governada pelo grupo islâmico Hamas, no dia 27 de dezembro alegando o objetivo de deter o lançamento de foguetes por militantes contra seu território.

Hamas e Israel declararam cessar-fogo separadamente e estão negociando através de mediadores egípcios uma trégua de longo-prazo. O Hamas quer que Israel levante seu bloqueio à Faixa de Gaza. Israel, por sua vez, exige garantias de que o Hamas não voltará a atirar foguetes contra cidades israelenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário