quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BC: crédito sobe 31,1% em 2008 e vai a 41,3% do PIB

O total das operações de crédito no sistema financeiro brasileiro subiu 1,6% entre novembro e dezembro de 2008, atingindo R$ 1,227 trilhão, informou nesta terça-feira o Banco Central (BC). Com o resultado, o indicador fechou 2008 com alta de 31,1% e o volume total representa 41,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o BC, a relação crédito/PIB estava em 40,4% em novembro e 34,2% em dezembro do ano anterior. Em 2007, o volume total de empréstimos no País fechou o ano com alta de 27,8%.

O sistema financeiro nacional aumentou em 14% o volume de novas concessões de crédito em dezembro, depois de ter amargado uma queda de cerca de 9% em novembro, apontou o levantamento.

No ano, as novas concessões acumularam um aumento de 8,4%, informou o BC.

"Nesse contexto, a trajetória dos empréstimos, em dezembro, foi impulsionada pelo aumento das operações referenciadas em recursos direcionados sustentada, principalmente, pelos financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)", apontou a autoridade monetária em nota.

De acordo com o documento, os bancos públicos, em face do recente processo de aquisição de carteiras de outras instituições, mantiveram a ampliação de sua participação relativa no total do sistema financeiro, avançando de 34,3%, em agosto último, para 36,3%, em dezembro.

Nas mesmas bases de comparação, informou o BC, as instituições privadas nacionais reduziram sua representatividade de 44,5%, para 42,8%, ao passo que os bancos estrangeiros conservaram sua participação relativa praticamente inalterada em 21%.

A instituição informou ainda que os créditos concedidos com recursos livres (71% do total) tiveram "discreta evolução" em dezembro, 'tanto nas carteiras de pessoas físicas quanto nas de pessoas jurídicas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário