quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Escritor vencedor do Pulitzer morre aos 76 anos


O escritor americano John Updike morreu nesta terça-feira aos 76 anos, vítima de um câncer no pulmão. Freqüentemente nas listas de livros mais vendidos, Updike ganhou o Pulitzer duas vezes, além do American Book Awards e o Scott Fitzgerald, os prêmios literários mais importantes dos Estados Unidos.
Updike ficou famoso por escrever mais de 50 livros, entre novelas e contos, retratando o estilo de vida das pequenas cidades americanas. Sua obra mais conhecida é a saga Coelho (Rabbit), com os romances Coelho Corre, Coelho em Crise, Coelho Cresce, Coelho se Cala e Coelho Cai.

O escritor nasceu e cresceu na Pensilvânia, em uma família protestante. Aos 11 anos começou a se interessar por literatura e mais tarde se formou com medalha de mérito no curso de Inglês da Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas dos EUA.

Além de seu trabalho como escritor, Updike desde 1954 era colaborador da revista The New Yorker e escrevia críticas literárias no The New York Review of Books.

No Brasil, teve 25 livros publicados por editoras como a Companhia das Letras, Rocco, Abril e Nova Cultural, sendo o último deles Terrorista, de 2007. Em 1994 publicou a novela Brazil, sobre um casal de jovens que foge da família para viver um romance proibido.

Em 1987 teve seu livro As Bruxas de Eastwick adaptado para o cinema por George Miller, com Jack Nicholson, Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sarandon no elenco.

Seu último trabalho publicado foi a seqüência de As Bruxas de Eastwick, lançado em 2008. Apesar de todos os prêmios, Updike nunca recebeu um Nobel de Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário