sexta-feira, 19 de junho de 2009

Perfumista dá dicas de como escolher a melhor fragrância


Ter uma perfumista trabalhando com exclusividade para marca é um luxo que apenas as grandes casas de moda Chanel, Dior, Guerlain e Hermés podem bancar. Isso porque além de raros profissionais no mercado, são poucas as escolas que disponibilizam o curso. Isso sem falar que um bom profissional demora, pelo menos, 10 anos de estudos - entre aulas, pesquisas e estágios - para se formar.

Há pouco mais de dois anos, a Natura entrou para esse seleto hall quando Verônica Kato assumiu a posição de perfumista exclusiva da marca. A profissão vai muito além da simples escolha das fragrâncias. "Existe todo um trabalho de desenvolver novas fragrâncias e conseguir extrair seus óleos essenciais necessários para o perfume", explica Verônica.

E, essa busca é constante e incansável. Qualquer cheiro nos mais inusitados lugares podem servir de inspiração. O perfume de Pitanga da Natura, por exemplo, surgiu em uma mesa de bar. "Pedi um suco de frutas vermelhas. Quando a garçonete me trouxe, fiquei encantada com a mistura e resolvi tentar um perfume com a pitanga."

Após apenas um teste surgiu o perfume - um dos best sellers da marca. "Mas nem todas as fragrâncias são fáceis de combinar. Já tiveram perfumes que fiz 360 ensaios até encontrar a fragrância ideal", revela.

Em um bate-papo com o Terra, Verônica quebrou alguns mitos e deu dicas para escolher o melhor perfume:

1) Não existe fixador de perfume. Cada perfume é feito de três tipos de notas: a de saída - evaporam mais rápido; a de fundo - duram de 4 a 6 horas e a de fundo - duram mais de 8 horas. "Perfumes que duram mais possuem mais notas de fundo. Por um lado, tem o efeito prolongado, mas são mais pesados", esclarece.

2) Café não limpa o odor. Aquela história de que cheirar pó ou grãos de café limpa o olftato é puro mito. "E já foi provado que o café carrega bactérias e muitas pessoas cheirando o mesmo café podem se contaminar", diz. Para "limpar" o olftato, basta sentir o cheiro da própria pele.

3) Combine o cheiro do desodorante com o do perfume. "Se o perfume é amadeirado, opte pela mesma linha de cheiro para o desodorante", diz. Outra opção é um desodorante neutro.

4) O mesmo perfume tem efeitos diferentes em diferentes peles, por isso, na hora de escolher é essencial testar o perfume na própria pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário