sexta-feira, 19 de junho de 2009

Equipe encontra mais destroços, buscas ao 447 seguem


A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha informaram, em nota divulgada nesta sexta-feira, que avistaram e recolheram apenas destroços do Airbus da Air France que fazia o voo AF 447. A aeronave caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris. O último corpo encontrado pelas equipes foi na terça-feira, totalizando 50. Depois, foram recolhidos apenas restos mortais.

Segundo as Forças Armadas, não é possível especificar a quantidade de material recolhido do mar. Na manhã de hoje, a corveta Caboclo atracou no porto do Recife levando destroços e pertences de passageiros. O material foi entregue à equipe francesa responsável pelas investigações.

Por volta das 15h, foi realizada uma reunião no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta III) para tratar dos meios logísticos para a continuidade das buscas. Segundo a FAB, não há alterações na "quantidade de meios aéreos e navais, bem como no efetivo militar mobilizado para a operação, que prossegue como planejada". Não foi estimada uma data para o encerramento dos trabalhos.

O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o voo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário