sexta-feira, 8 de maio de 2009

UFMS anuncia que vai substituir vestibular pelo novo Enem

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) decidiu nesta quinta-feira que a instituição irá aderir ao processo seletivo unificado, proposto pelo Ministério da Educação (MEC), substituindo o vestibular atual por uma nova versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na proposta, aprovada por unanimidade pelos conselheiros, a previsão é que o novo processo de seleção seja adotado integralmente somente para o ingresso a partir de 2011. Para o vestibular de verão 2010, realizado no fim deste ano, o Enem será utilizado em substituição da primeira fase e os candidatos ainda deverão realizar a prova de conhecimentos específicos.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Leandro Sauer, afirmou que a decisão da UFMS por não aderir totalmente logo de início é uma forma de amenizar o processo de transição.

Novo Enem
O novo formato do Enem será aplicado já neste ano, nos dias 3 e 4 de outubro, com 200 questões sobre as quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

A intenção do MEC é que todas as universidades federais adotem o novo exame em substituição ao atual vestibular. Assim, o aluno irá se inscrever em um sistema online com o número do CPF, semelhante ao já utilizado na seleção de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Após a divulgação dos resultados, o estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes. A partir dessa inscrição, o candidato poderá monitorar diariamente como está a concorrência para os cursos escolhidos. Ele poderá alterar, a qualquer momento, a opção que pretende disputar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário