quarta-feira, 6 de maio de 2009

Depressão materna causa distúrbio de sono em bebês


A cada novo estudo descobre-se que a ligação entre mães e filhos pode ser ainda maior. Uma pesquisa publicada no jornal Sleep neste mês sugere que os bebês de mulheres com depressão estão mais suscetíveis a sofrer distúrbios do sono.

Para chegar a tal constatação, cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, acompanharam 18 crianças saudáveis a partir de duas semanas após o nascimento até os seis meses de idade. As mães de sete dessas crianças não tinham histórico pessoal ou familiar do problema, e as das outras 11 foram diagnosticadas depressivas ou com níveis elevados de sintomas.

Os filhos das mulheres sem a neurose foram classificados como de baixo risco, enquanto o restante de alto risco. Após a análise, constatou-se que os integrantes do segundo grupo demoraram mais para conseguir dormir, tiveram menos sono eficiente e com maior interrupção durante a noite.

De acordo com uma das autoras da pesquisa, Roseanne Armitage, o dano pode ser reversível. "Achamos que podemos desenvolver uma intervenção comportamental e ambiental para melhorar a duração do sono e o ritmo circadiano ciclo biológico diário do corpo nas crianças de alto risco", disse. "Se são os hormônios maternos a 'causa' dos problemas de sono nas crianças, ainda não se sabe. Pode ser genético, hormonal ou os dois. Independentemente da causa, os problemas ainda podem ser modificados, já que a regulação do cérebro na infância é muito receptiva", complementou.

Resta determinar se o distúrbio de sono infantil confere um maior risco de desenvolver depressão precoce, conclui o estudo. Segundo site Science Daily, que divulgou a reportagem do Sleep, pesquisas anteriores indicaram que problemas noturnos não tratados na infância podem se tornar crônicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário