O Governo japonês criticou nesta segunda-feira a Coréia do Norte por anunciar no sábado que tinha reiniciado o processo de produzir plutônio a partir de barras de combustível nuclear.
O ministro porta-voz japonês, Takeo Kawamura, indicou que essa decisão do regime comunista de Pyongyang "não é construtiva", mas assinalou que ainda levará um tempo produzir plutônio, segundo a agência local Kyodo.
"Colaboraremos de perto com os Estados Unidos e outros países para tentar o avanço do processo de seis lados", indicou Kawamura sobre as negociações para a desnuclearização norte-coreana, das quais participam desde 2003 as duas Coréias, EUA, Japão, Rússia e China.
Pyongyang anunciou neste sábado que tinha reiniciado o processo de extrair plutônio em sua usina nuclear de Yongbyon, um dia depois de a ONU lhe impor sanções pelo recente lançamento de um foguete de longo alcance.
Ao mesmo tempo, a Coréia do Norte ordenou a expulsão dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e dos Estados Unidos que fiscalizavam seu processo de desmantelamento nuclear.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário