segunda-feira, 27 de abril de 2009

Estudo aponta que filhos causam danos ao casamento


A gravidez costuma ser um momento de muita alegria para o casal. Mas segundo pesquisadores americanos, filhos nem sempre representam felicidade. Pelo contrário, podem atrapalhar e muito o relacionamento. Estudos realizados nas universidades de Denver e de Texas A&M, nos Estados Unidos, podem colocar uma interrogação a mais na cabeça de casais que ainda não se decidiram em ser pais. O resultado, após oito anos de pesquisa, aponta que os pimpolhos, recebidos com todo o carinho e amor pelos pais, podem aumentar problemas e estresse no casamento.

Segundo o site Impact Lab, pesquisa feita com 218 casais mostra que 90% deles experimentaram diminuição da satisfação matrimonial a partir do momento em que as crianças chegaram. "Casais que não têm filhos também mostraram diminuição da qualidade do relacionamento depois de um tempo. No entanto, ter um bebê acelera a deterioração, especialmente durante períodos de ajuste logo depois do nascimento", diz Scott Stanley, pesquisador e professor de psicologia da Universidade de Denver.

A pesquisa também mostrou que pessoas que viveram juntas antes do casamento experimentaram mais problemas após a vinda dos pequenos do que as que passaram a dividir a mesma casa apenas após a cerimônia. Os pares casados por muito tempo ou que têm salários mais altos pareceram ter menos atritos conjugais relacionados ao nascimento de um bebê em relação àqueles com menores rendas ou que estão dividindo a vida por um pequeno período.

Mas se você já está preocupado, acalme-se: há exceções. Alguns maridos e mulheres disseram que o envolvimento entre eles ficou mais forte após terem filhos. "Há diferentes tipos de felicidade na vida e, enquanto alguns prazeres podem estar fora da felicidade conjugal pelo menos por um período, há toda a dimensão da felicidade e contentamento nas famílias que os casais estão construindo. Esse tipo de sentimento pode ser mais forte e positivo, mas não foi o foco da pesquisa", alerta Stanley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário