terça-feira, 31 de março de 2009

Projeto para combate à lagarta da soja é premiado

Sai a lista dos vencedores do Prêmio Agroambiental Monsanto. Na categoria pesquisador, a vencedora foi a doutora em entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) Regiane Cristina Oliveira. Na categoria estudante, modalidade técnica, o ganhador foi Marcus Vinícius Lopes, que cursa Ciências Biológicas na Faculdade Integrada de Ourinhos, e, na categoria estudante, modalidade comunicação, Drielle Fazzani Fróes, da Faculdade de Direito de Bauru.

De acordo com o diretor de Assuntos Corporativos da Monsanto, Rodrigo Almeida, "destacou-se quem levou em conta propostas voltadas à sustentabilidade, que também agregassem diversos aspectos das áreas de interesse do prêmio".

Regiane concorreu com o projeto Bases biológicas para utilização de Trichogramma pretiosum para controle de lagartas em soja. De acordo com a comissão julgadora, a pesquisa "possibilita o desenho de novas técnicas para compor o manejo integrado, utilizando inimigos naturais de insetos-praga em soja, e destaca a seleção de linhagens do parasitóide com grande potencial para uso em programas de controle biológico".

Lopes, concorreu, na modalidade técnica, com o projeto Manejo integrado de pragas de solo na cultura de cana-de-açúcar. A comissão que elegeu o trabalho considerou que "o projeto trata de pragas de difícil controle em uma cultura de alta relevância e consegue demonstrar que é possível reduzir custos de produção e minimizar o impacto ambiental, ampliando a sustentabilidade agrícola, por meio do emprego de um conjunto de práticas de controle de pragas".

Drielle concorreu com o projeto Semeando o Direito: uma nova visão de justiça no campo. De acordo com os avaliadores do trabalho, a proposta da estudante se destaca por permear as quatro áreas de abrangência do concurso, e por seu pragmatismo, que contribui para o aprimoramento da segurança jurídica no setor agrícola e dos procedimentos de gestão agroambiental.

O Prêmio Agroambiental Monsanto, lançado em 2008, tem o objetivo de reunir e estimular o desenvolvimento de propostas sustentáveis para a agricultura inéditas no Brasil e ainda não utilizadas comercialmente. Os primeiros colocados foram contemplados com viagens nacionais ou internacionais, de acordo com a categoria, e um notebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário