segunda-feira, 9 de março de 2009

Lula fará extração do primeiro óleo de Tupi no dia 1º de maio

O primeiro petróleo da camada pré-sal do campo de Tupi, na bacia de Santos, será retirado no dia 1º de maio, afirmou na sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia, cercada de simbolismo como o batismo da plataforma com o nome de São Vicente, primeira cidade fundada no País, também foi agendada para uma data simbólica, o Dia do Trabalhador.

No dia 2 de setembro a Petrobras iniciou a produção do primeiro óleo da camada pré-sal no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, no litoral sul do Espírito Santo, estimando uma produção de 18 mil barris/dia.

"É muito importante o que vai acontecer, é que nós vamos tirar os primeiros barris de petróleo a 6 mil metros de profundidade. Não é pouca coisa", afirmou o presidente em discurso durante inauguração da segunda fase da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, em Linhares (ES).

A produção inicial de Tupi será de 15 mil b/d, mas a previsão é de que suba para 30 mil b/d no auge do teste. Em 2010 está prevista a instalação do plano piloto, que vai produzir 100 mil b/d no campo.

"Nós vamos fazer essa inauguração de Tupi. E, possivelmente, neste momento em que o mundo está em crise, talvez a Petrobras seja a empresa de petróleo no mundo que mais está investindo", acrescentou.

Em janeiro, a Petrobras anunciou que vai investir US$ 174,4 bilhões nos próximos cinco anos, montante maior do que a programa pela gigante Shell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário