sexta-feira, 13 de março de 2009

CNI: 43% das indústrias demitiram ou suspenderam contratos

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou nesta quinta-feira que, entre as 431 empresas consultadas, 80% disseram ter adotado alguma ação em relação a seus trabalhadores por conta da crise. Desse total, 54% (43% do total de entrevistados) informaram ter demitido empregados ou suspendido serviços terceirizados.

Mais da metade (53%) disseram que suspenderam contratações planejadas, 32% informaram que concederam férias coletivas e 27% disseram ter adotado banco de horas.

Sobre a possibilidade de adoção de outras ações para conter os efeitos da crise, 36% das que informaram que vão adotar alguma precaução responderam que vão demitir empregados ou suspender serviços terceirizados. Outros 24% disseram que vão diminuir a jornada de trabalho e os salários e 22% responderam que vão suspender contratações planejadas.

O levantamento mostrou ainda que 55% das empresas do setor avaliam que os impactos da crise sobre suas companhias no primeiro trimestre são maiores que em dezembro de 2008. Para 17% do total, o impacto aumentou muito.

A pesquisa da CNI, realizada entre os dias 4 e 11 de março, mostrou ainda que para 44% dos empresários consulttados, as medidas adotadas pelo Banco Central para fazer frente aos problemas de crédito não estão surtindo efeito.

Cerca de 31% dos empresários disseram acreditar que a crise terá fim em 2009, enquanto 35% apostam que a superação dos problemas ocorrerá somente em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário