quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Simples programa de computador economiza milhares de reais


Um software, desenvolvido pela Universidade de Liverpool, desliga, automaticamente, o computador após o uso – e promete fazer com que empresas economizem milhares de reais por mês, das contas de eletricidade.

A equipe de Liverpool descobriu que bibliotecas 24 horas de faculdades, que disponibilizam acesso à internet, desperdiçam mais de um milhão de horas de energia, com computadores ligados e sem uso. Os criadores do novo programa o chamaram de PowerDown (redução de energia) – ele desliga o computador que permanecer inativo por mais de meia hora.

Usando a própria Universidade de Liverpool como modelo, os estudantes descobriram que 1600 computadores em bibliotecas gastavam, sem necessidade, 2,400 euros por semana, equivalente a R$ 7017 das contas de luz.

De acordo com Lisa Nelson, do serviço de computação da universidade, o PowerDown é fácil de ser instalado e de ser configurado. “Se eu precisar que o computador fique ligado durante a noite inteira, executando determinada função, é só dar o comando ao programa” explica.

O PowerDown foi criado, especialmente, para empresas que usem muitos computadores. Além da energia desperdiçada pela própria máquina, se for deixada ligada e inativa, o ar condicionado da empresa, muitas vezes, precisa ficar ligado por causa do calor que os computadores ligados causam. Com um programa tão simples, acaba-se economizando duas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário