terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A pseudociência de “O Segredo”


Aparentemente, não é por acaso que o livro de auto-ajuda já sobra nas prateleiras de desconto. Para quem não conhece (ainda?), “O Segredo” foi escrito por Honda Byrne e prega que, com uma boa dose de auto-confiança, otimismo e mentalização (as famosas energias positivas, só que repaginadas) todos os seus sonhos podem tornar-se realidade.

Com certeza os sonhos de Byrne e de seus editores já são reais. O livro é um sucesso de vendas e os produtos da franquia renderam pilhas de dinheiro.

No entanto, ainda permanecem questionamentos relacionados ao método de “O Segredo”.

O conjunto de mentalização e otimismo é considerado uma ciência por sua autora e, de vez em quanto, empresa algumas frases da física quântica. A, agora famosa, “Lei da Atração” prega que coisas similares atraem umas as outras (o bem atrai o bem, o mal atrai o mal, etc.). Então, se pensarmos em algo bom, conseguimos o que queremos.

Mas, quando cientistas propõem uma nova teoria, eles devem, primeiro, explicar como ela funciona. De acordo com Byrne, quando pensamos em alguma coisa, esse pensamento é enviado ao universo e as forças que o controlam decifram esse pensamento. Depois desse processo de decodificação, elas nos mandam o que queremos.

E se eu quero emagrecer, por exemplo? Pensar positivo é muito mais fácil do que ir para a academia todos os dias. Mas se eu apenas pensar positivo, como vou perder peso?

Outro exemplo: quero comprar um carro. Então vou pensar positivo até consegui-lo. Afinal, quem precisa trabalhar para ganhar dinheiro quando ser otimista é tão mais simples?

A Lei da Atração também diz que tudo o que entra na sua vida está sendo atraído por seus pensamentos. O que quer dizer, basicamente, que se um acidente acontece, você o atraiu, pois estava pensando coisas negativas. Então, se um passageiro de um avião tem pensamentos obscuros e o avião cai, isso aconteceu por causa da falta de otimismo daquela pessoa. Mas e os outros passageiros do avião? E se eles tinham pensamentos positivos? Isso não conta? O pensamento negativo foi mais forte, condenando todos os passageiros?

É claro que o pensamento positivo é melhor do que o pessimista. Também é óbvio que uma atitude diferente possa mudar o modo com que vemos o mundo, com que passamos pelas experiências de nossa vida. Mas isso não é segredo e não tem nada a ver com a Lei da Atração.

Se o segredo não tem base científica, onde sua autora o descobriu?

Ela admite que inventou tudo, misturando idéias de física quântica (que é uma ciência séria e não tem nenhuma ligação com a consciência), filosofia new age e que, até mesmo, se inspirou em um livro que se chama, ironicamente, “The Science of Getting Rich” (algo como “A ciência de se tornar rico”). Então ela determinou que havia descoberto a chave do funcionamento do universo e escreveu um livro sobre suas idéias, sem se importar em conferir se suas conclusões tinham alguma base científica.

“O Segredo”, apesar de sua capa de “novidade revolucionária” criada pela publicidade, não é algo novo. Não é, nem ao menos, um segredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário