quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fazenda estuda fim da cobrança do PIS/Cofins sobre trigo

O Ministério da Fazenda estuda uma proposta para acabar com a cobrança de PIS/Cofins sobre o trigo, disse o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Nesta quarta-feira, ele esteve reunido com representantes da Associação Brasileira de Trigo (Abtrigo). No encontro, eles também pediram a extensão da isenção das taxas sobre o trigo, que terminou em janeiro.

"Eles (Abtrigo) pediram que seja estendido para este ano (a isenção da cobrança de PIS/Cofins) ou mesmo a retirada de uma vez desse imposto. A Fazenda está trabalhando nisso e isso deve ser discutido na reunião da Camex (Câmara de Comércio Exterior)", disse o ministro.

Miguel Jorge também afirmou que há a possibilidade de o País retirar a taxa de 10% sobre a importação de trigo dos Estados Unidos e do Canadá. Isto porque a Argentina - principal fornecedor do cereal para Brasil - deve ter queda da safra deste ano.

"Isso não chegou a ser discutido pela Camex, mas há a possibilidade", disse o ministro, após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP). "Estamos preparando (a proposta) para que possamos apresentar isso na próxima reunião da Camex, em março".

A safra de trigo argentino deve cair de 16 milhão de t, em 2008, para cerca de 9 milhões de t, em 2009. Como a Argentina é o principal fornecedor do grão para o mercado brasileiro, o país precisará buscar novos parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário