sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Novo papel apaga texto impresso em 24h para reutilização

A Xerox mostra, durante a convenção de tecnologia NextFEST, que vai até 12 de outubro, nos Estados Unidos, seu novo conceito de papel reutilizável, uma alternativa ecológica para a impressão de páginas descartáveis. Segundo o Digital Trends, o invento mantém suas informações impressas por 24 horas, depois a impressão desaparece para que o papel possa ser reutilizado.

Para que funcione, o papel traz um composto químico que escurece quando exposto à luz, dispensando o uso de um toner ou cartucho de tinta. O composto vai clareando após 16 horas, até estar completamente apagado, processo que pode ser acelerado através de exposição ao calor.

A idéia surgiu depois de uma pesquisa realizada pela companhia que mostrou que 40% das impressões feitas em escritórios são utilizadas por menos de um dia, mas pode não ser a escolha de usuários domésticos, conforme noticiou o site TG Daily.

O conceito de papel sensível não é novo. Há mais de três décadas o chamado papel térmico é usados em aparelhos de fax, notas fiscais, recibos de transações bancárias e extratos, senhas em bancos e outras aplicações. Nos anos 80, havia até pequenas impressoras que funcionavam com papel térmico, vendidas como acessórios para os microcomputadores da época - um exemplo brasileiro é a TK-Printer, fabricada pela extinta Microdigital.

Um dos grandes problemas do papel térmico é, justamente, o fato de não poder ser usado como documento, já que a impressão esmaece com o tempo e a luminosidade.

A invenção da Xerox é um "papel térmico ao contrário", uma vez que escurece com luz e clareia com o calor. A empresa transformou o que era considerado uma desvantagem em principal vantagem do novo produto.

O papel, um conceito anunciado pela primeira vez em novembro de 2006, ainda não tem qualquer expectativa confirmada de chegada ao mercado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário